Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Qualificação profissional será foco da Secretaria Adjunta da Juventude

Em abril, por meio do Programa Juventude Cidadã, a secretaria Municipal Adjunta da Juventude, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, vai abrir mil vagas em cursos profissionalizantes para jovens da capital. Além disso, é a secretaria adjunta que vai coordenar o programa de estágios da Prefeitura de Rio Branco, numa parceria com o CIEE – Centro de Integração Empresa Escola.  Estes são alguns desafios da secretaria adjunta expostos aos vereadores pela secretária da Juventude, Temyllis Silva, que foi à Câmara Municipal nesta quinta feira, atendendo convite dos vereadores Roger Côrrea, presidente da casa e Gabriel Forneck, líder do prefeito na Câmara.      
 
A Secretária Temyllis Silva também falou sobre a Campanha da Fraternidade 2013 que tem como tema fraternidade e juventude, que segundo ela soma com as políticas públicas de juventude do município, se propondo a olhar a realidade dos jovens, acolhendo sua diversidade, propostas e potencialidades, antecipando os principais temas que serão debatidos no maior encontro de juventude do mundo que é a Jornada Mundial da Juventude que será realizada no Rio de Janeiro e deve reunir mais de quatro milhões de jovens católicos do mundo inteiro. “A igreja nos chama a dialogar ainda mais com a juventude religiosa, desta forma a secretaria de juventude tem a proposta de criar o fórum permanente de juventude religiosa para discutir problemas, ações e soluções, vendo a importância da igreja como um espaço mobilizador e de formação para a juventude”.  
           
Ela relatou ainda aos vereadores que a secretaria adjunta será uma das responsáveis pela Praça dos Esportes e da Cultura, que está sendo construída no lugar da antiga Rodoviária de Rio Branco, no bairro Cidade Nova. Na área de quatro mil metros quadrados, estão sendo feitas uma praça, pistas de skate e de caminhada, equipamentos de ginástica, quadras de esportes, ginásio coberto, posto da polícia militar e dois blocos que contam com biblioteca, cine teatro, tele centros, sala multiuso e o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.  A Praça dos Esportes e da Cultura vai beneficiar pessoas de todas as idades, principalmente do Segundo Distrito da capital. A conclusão da obra está marcada para julho.   
 
O investimento é de R$ 1,6 milhão. No complexo com espaço para o lazer e entretenimento, haverá ainda possibilidade de formação e qualificação dos moradores da região, para o mercado de trabalho, por meio dos cursos profissionalizantes ministrados no Cras, ligados à secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.
Além da secretaria Adjunta da Juventude, Praça dos Esportes e da Cultura será administrada pela secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e de Esportes e Lazer e a Coordenadoria Municipal do Trabalho e Economia Solidária. As instituições vão elaborar calendário de cursos e atividades, de forma que haja atividades diárias no local. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile