Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sebrae completa 22 anos no Acre

SEBRAE - F.Alexandre NoronhaO Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Ac) completou, nesta segunda-feira, 22 anos de atuação no Estado. A instituição foi fundada em 25 de fevereiro de 1991, com autonomia financeira e política para contribuir com o desenvolvimento dos setores produtivo, comercial e de serviços do Acre.

A instituição atende, anualmente, mais de 5 mil pessoas, levando cidadania empreendedora aos lugares mais longes. Realiza cerca de 1.700 consultorias/ano e já formalizou mais de 10 mil empreendedores individuais, que hoje tem seu próprio negócio e recebem benefícios trabalhistas.

João Fecury, superintendente do Sebrae, destacou o papel da instituição no Estado. “O Sebrae é uma entidade empresarial voltada para o setor privado, embora desempenhe função pública e atue no desenvolvimento econômico social.  É um serviço autônomo, sem fins lucrativos, administrado pela iniciativa empresarial. O Acre era o único Estado que não tinha uma sede do Sebrae, somos os mais novo de todo o sistema. Nossos níveis de eficiência são bastante elevados, a satisfação entre os colaboradores no ambiente de trabalho é grande e prestamos um ótimo serviço à coletividade por sermos hoje o órgão especialista em micro e pequenas empresas”.

A missão da instituição é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo. Diversos projetos foram realizados no Estado. “Destacamos nesses 22 anos todos os projetos que foram implementados na área da psicultura, ovinocultura, bacia leitera, setores varejistas e outros que fazem parte da nossa carteira. Atualmente trabalhamos com 32 projeto, que são levados à todos os municípios acreanos. Esse ano temos a parceria com o Governo do Estado na elaboração e confecção das feiras, tanto a Expoacre em Rio Branco como em Cruzeiro do Sul e Sena. O governo e demais secretarias são parceiros, com ações direcionadas à participação do Sebrae”, ressaltou o superintendente.

Pensando em melhorar o atendimento ao público, uma nova sede está em fase de construção, com o término previsto para 2014. “A nova sede é um projeto herdado da diretoria anterior que nos deixou essa missão. Estamos constuindo a nova sede, este prédio ficou pequeno há muito tempo. Nossos colaboradores precisam de um conforto maior, além do nosso público alvo, que são os micros e pequenos empresários. Estamos implementando essa sede no espaço do centro empresarial e a conclusão será ano que vem”, concluiu João.

Sair da versão mobile