Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Secretaria de Saúde estuda iniciar captação de órgãos para transplantes no Hospital do Juruá

A coordenadora do Programa Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde, Regiane Ferrari, visitou o Vale do Juruá com objetivo de fortalecer as ações do processo de doações e transplantes na região. Ela se reuniu com a equipe médica do Hospital do Juruá. De início, o foco está na captação de órgãos como córneas e rins na unidade hospitalar; que posteriormente seriam levados para o Hospital das Clínicas, em Rio Branco, para os transplantes.

Ela faz um apelo à comunidade do Juruá para que as pessoas pensem na possibilidade de serem doadoras: “Levem o assunto para suas famílias, conversem. Pedimos que digam sim à doação. Doar órgãos é doar vida, multiplicar vidas.”

Transplantes – Segundo Regiane, no Hospital das Clínicas, em 2006, começaram os transplantes de rins, tendo sido realizados 46 transplantes até agora; em 2010, foram iniciados os transplantes de córnea e até hoje já foram realizados 82. O Hospital das Clínicas é o único credenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes no Acre.

“Ser doador é muito simples”, explica Regiane. “O fato de deixar escrito na Carteira de Identidade tem algum valor, mas não tem um peso final. Quando uma família for entrevistada por uma equipe solicitando se há interesse em doar um órgão do ente querido falecido, ela diga sim, porque o corpo da pessoa já está morto e vai poder ajudar outra pessoa que está lá na fila do transplante.”

No Brasil existem mais de 30 mil pessoas na lista de transplantes. No Estado, conta Regiane, existem hoje poucas pessoas inscritas – 5 na lista de córnea e uns dez sendo preparados para transplantes de rins. Agora vai começar também a ser feita a lista para o transplante de fígado. “O governador Tião Viana quer que comecem a ser realizados transplantes de fígado ainda neste ano, e estamos trabalhando a lista.”

Norte e Nordeste impulsiona transplantes do SUS – Dados do Ministério da Saúde mostram evolução no número de transplantes nas regiões Norte e Nordeste que puxaram a expansão do número de cirurgias feitas pelo SUS, em 2012. O aumento no número de equipes especializadas e das Organizações de Procura de Órgãos impulsionou o crescimento nessas regiões. Na região Norte o crescimento foi de 47% (4.706 transplantes) e no Nordeste 20% (613 transplantes) se comparado ao ano passado. O Brasil realizou 23.999 transplantes em 2012, maior número da última década, quando foram registradas 12.722 cirurgias realizadas.

De acordo com dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde, a cirurgia de córnea atingiu 15.225 cirurgias em 2012, contra 14.838 no mesmo período de 2011. No ano passado, alguns estados já eliminaram a lista de espera para o transplante de córnea. O Acre foi um deles, junto do Ceará, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Paraná, Espirito Santo, Distrito Federal e São Paulo. (Agência Saúde)

Sair da versão mobile