20 de junho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

20 de junho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Senac faz balanço das suas atividades em 2012 e já planeja ações para este ano

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
05/02/2013 - 19:39
Manda no zap!CompartilharTuitar

 Servico Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizou, na manhã de ontem em coletiva, o balanço do ano de 2012 e os desafios para 2013. A instituição atua desde 1977 no Acre oferecendo cursos de formação inicial e continuada, capacitando e levando educação profissional, além de preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho.

 As diretrizes do Senac são a promoção pessoal, orientação para o mercado e orientação de gestão do conhecimento, eixos principais trabalhados. As áreas de atuação são ambiente, saúde, segurança, gestão e negócios, turismo, hospitalidade e lazer, produção, cultura e design.

 Leandro Domingos, Presidente da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio), destacou que o Senac, apesar de ser uma instuição privada, tem a parceria com o Governo Federal. “O Senac é uma instituição de formação profissional de grande sucesso no mercado nacional. Há 67 anos a instituição existe no Brasil e aqui no Acre temos 36 anos. Nesses anos de existência no Estado, já formamos mais 100 mil pessoas. Isso pode evidenciar o grande trabalho que temos desenvolvido ao longo desse tempo. Esse sucesso vem a partir da grande parceria que temos com o Governo Federal, que viu a grande importância que o Senac tem na formação profissional e convidou para participar da elaboração do Pronatec. Ao injetar recursos, isso possibilita o acesso de pessoas no Pronatec, que é 100% gratuito”.

 A instituição no Acre é um dos destaques no cenário nacional. “O Senac teve uma produção espetacular. Ano passado efetuamos mais de 13 mil matrículas. Isso não é fácil para uma instituição como a nossa, que tem um quadro de funcionários relativamente pequeno. A produtividade é grande e atestada pelo Governo Federal. O custo médio das nossas aulas vem caindo. Aplicamos em torno de 1 bilhão e 770 mil horas/aulas ano passado e para este ano a nossa meta não será inferior. O Pronatec e o PSG possibilitaram esses números. Em nível nacional, o Senac está sempre em destaque entre todas as regionais do Brasil. Evidentemente que não o primeiro lugar, mas para o tamanho da nossa instituição estamos entre os 15 que mais produzem no país. Isso nos leva a crer que estamos no caminho certo, mas que há muitos desafios para 2013”, ressaltou o presidente.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 Grandes avanços estão previstos para 2013. “Em 2012 foi instalado mais 4 cursos técnicos. Eles têm uma demanda grande, pois qualificam melhor e de grande duração, a partir do momento que a pessoa se forma ela já tem uma vaga garantida no mercado de trabalho, sai com uma profissionalização de primeira linha. Este ano pretendemos instalar mais 7 cursos técnicos.  Outro desafio é colocar mais duas unidades móveis em circulação, que irão percorrer todo o interior do Estado e atingir todos os municípios. Além disso, estamos projetando construir mais duas novas escolas, em Cruzeiro do Sul atendendo 3 mil alunos e em Brasiléia, que irá atender 2 mil alunos, pontou Leandro.

 Socorro Lima Verde, coordenadora do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Senac, enfatizou que os alunos capacitados recebem equipamentos para atuar no mercado de trabalho. “Temos quase seis mil vagas para atender todos os municípios esse ano. Ninguém vai ficar de fora, todos serão atendidos. Os alunos que concluem o curso recebem os equipamentos da Secretaria de Pequenos Negócios, que é parceira. Todos são capacitados para o mercado de trabalho, muitas empresas são carentes desses profissionais e esses programas beneficiam toda a população”.

 Quem não tem condições financeiras de custear o um curso, pode participar Programa Senac de Gratuidade (PSG), explicou Socorro Muniz, coordenadora do programa. “O PSG atende a uma classe que não tem condições de pagar os cursos normais da nossa agenda. As pessoas que tem a renda percapita de até 2 salários mínimos podem participar do programa. Esperamos que esse ano sejam feitas mais de 5 mil matrículas em todo o Estado, incluindo todas na profissionalização e no mercado de trabalho”.

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Prefeitura inicia Programa de Construção e Recuperação de Calçadas em Rio Branco

Próxima Notícia

Nível do Rio Acre volta a subir

Mais Notícias

Aos 9 anos, filha de quadrilheira estreia na realeza mirim da Junina Pega-Pega
Destaques Cotidiano

Aos 9 anos, filha de quadrilheira estreia na realeza mirim da Junina Pega-Pega

20/06/2025
Junina Pega-Pega encerra última etapa do Circuito Junino de Rio Branco neste domingo
6º destaque

Circuito Junino de Rio Branco começa nesta sexta-feira com três noites de festa e competição entre quadrilhas

20/06/2025
Epitaciolândia ganha Centro de Apoio para acadêmicos brasileiros que estudam Medicina na Bolívia
Destaques Cotidiano

Epitaciolândia ganha Centro de Apoio para acadêmicos brasileiros que estudam Medicina na Bolívia

20/06/2025
Em prévia do Censo divulgada pelo IBGE, Acre tem 829.780 habitantes; número é menor que o de 2021
Destaques Cotidiano

Acre tem um dos menores PIBs do país, mas integra região estratégica para manter Brasil no top 10 das maiores economias do mundo

20/06/2025
Filho de Márcio Bittar e secretária de Meio Ambiente de Rio Branco se casam em Santa Catarina
3º destaque

Filho de Márcio Bittar e secretária de Meio Ambiente de Rio Branco se casam em Santa Catarina

20/06/2025
Gasto com pessoal continua acima do limite e governo diz estar impedido de novos aumentos salariais
1º destaque

Veja quais são os 8 feriados que restam em 2025 no Acre e quais permitem emenda

20/06/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Nível do Rio Acre volta a subir

Orçamento da União para 2013 só será votado depois do carnaval

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre