Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Setor automotivo deve ter crescimento menor no Acre

O setor automotivo, mesmo apresentando avanços, não deve conseguir alcançar este ano os mesmos resultados de 2012. A avalição é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em janeiro foram licenciados 231.343 veículos novos no Brasil – alta de 17,6% sobre o mesmo mês do ano passado. Controlados os efeitos sazonais, na comparação com dezembro, houve aumento de 2,4% no número de licenciamentos. As vendas de veículos respondem por 25% da receita total do varejo ampliado, e os automóveis de passageiros representam 74% do total de licenciamentos realizados mensalmente.

Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE, que apura as vendas no grande varejo, o ramo automotivo vem crescendo acima do índice da Anfavea nos últimos 12 meses (6,6% contra 5,7%, respectivamente). O presidente da Fecomercio/AC, Leandro Domingos, tem o mesmo entendimento da CNC e acredita que o comércio acreano de carros novos não repetirá o feito de 2012. “O crescimento de 14,04% verificado no ano passado é incompatível com um mercado em crise. O mês de janeiro embora tenha tido uma queda em relação a dezembro passado, apresentou um crescimento de 5,9% no volume de emplacamento se comparado com janeiro de 2012”.

Para Domingos o ano de 2012 foi atípico, já que o mercado conviveu com incentivos fiscais dado pelo governo federal, o que alavancou as vendas. Entretanto, salienta, que 2013 será um ano pré eleitoral, onde o poder público deverá fazer importantes investimentos  o que poderá aquecer a economia e propiciar um crescimento positivo, notadamente no setor de automóveis. (Ascom Fecomercio/AC. com informações CNC)

Sair da versão mobile