Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sine coloca mais de 3 mil no mercado profissional em 2012 no Acre

O Sistema Nacional de Emprego no Acre (Sine/AC) encaminhou 3.028 pessoas para atuação o mercado profissional em 2012, segundo informações disponibilizadas pelo assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Jair Ribeiro dos Santos.

De acordo com ele, foram captadas 2.346 vagas de trabalho no ano passado, com destaque para os setores de serviços, comércio e construção civil, que mais requisitaram mão-de-obra.

“Das vagas asseguradas, 952 representaram aumento do quadro com abertura de novos postos de trabalho e 1.934 foram para substituir trabalhadores que deixaram suas funções”, ressalta Jair Ribeiro.

Segundo dados do Sine-AC, foram colocadas no mercado de trabalho 849 pessoas em 2012, resultado que representa um crescimento de 23,55% com relação ao ano de 2011, quando 649 pessoas foram incluídas no mercado profissional.

Para 2013,  o assessor especial da Sedens destaca que os projetos do Sine-AC serão demandados através do PlanteQ (Plano Nacional de Qualificação Social e Profissional).

“Com relação a qualificação profissional será focado no desenvolvimento do Estado do Acre, no que diz respeito a qualificação de mão-de-obra na indústria florestal, piscicultura, suinocultura, indústria da confecção e cooperativas”, afirma.

Serviços Sine-AC – Além de encaminhar um número expressivo de trabalhadores ao mercado profissional desde sua criação no Estado, no ano de 1978, o Sine oferece ainda serviços como emissão de Carteira Profissional de Trabalho, cadastro no banco de trabalhadores, análise do perfil profissional, pré-seleção do trabalhador (equipe de psicólogos), intermediação de mão-de-obra, encaminhamento aos cursos de qualificação profissional e habilitação ao seguro desemprego. (Duaine Rodrigues, do G1/AC)

Sair da versão mobile