Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sipam volta a prever temperaturas e chuvas acima da média na Amazônia

Em previsão climatológica, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) indica que nos próximos 3 meses haverá aumento de chuvas na Amazônia. O trimestre é o mais chuvoso na Amazônia. A ocorrência será acima dos padrões climatológicos no sudoeste do Amazonas; áreas isoladas do Acre; norte e oeste de Rondônia; e no Pará, na região do Baixo Amazonas e região metropolitana de Belém. Porém, para o norte do Amapá e Roraima estão previstas chuvas abaixo dos padrões climatológicos.

Neste trimestre, as temperaturas estão sendo previstas na categoria acima dos padrões climatológicos no MA e TO, centro e leste do AM e norte de RR. Nas demais áreas da região a temperatura deverá ocorrer dentro dos padrões climatológicos.

O Boletim Climático da Amazônia é resultado de análise e previsão climática realizada pelo Sipam todos os meses, com a participação de meteorologistas dos Centros Regionais do Sipam em Manaus, Belém e Porto Velho por videoconferência.

Janeiro com anomalias – Dados de climatologia também divulgados pelo Sipam no boletim de monitoramento hidrológico indicam que, em janeiro, a Amazônia Legal apresentou volumes de chuva abaixo do normal. A irregularidade na distribuição espacial da precipitação estão diretamente ligadas a Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Os índices mínimos de precipitação (abaixo de 90mm) foram registrados no norte do Amazonas, nordeste e litoral do Pará, norte do Maranhão, norte e oeste de Rondônia e em áreas isoladas do Acre e MT. (Do site Rondonoticias.com.br)

Sair da versão mobile