Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Torre para observação de geoglifos deverá ser erguida no Acre

Uma torre feita especificamente para a observação de geoglifos – estruturas geométricas monumentais ‘desenhadas’ na terra – encontrados no Acre deverá ser construída até o final deste ano no estado. Segundo o projeto, o mirante terá 23 metros de altura e será construído na BR-317 (Estrada de Boca do Acre).
Geoglifo em cidade do interior do Acre Foto Diego Gurgel Divulgação Setul
O local foi escolhido por se tratar de uma área de fácil acesso, em que foram encontrados os primeiros geoglifos, em 1977. O projeto de construção do mirante foi elaborado em 2009, ainda na gestão do governador Binho Marques, mas só deve sair do papel em 2013. Ao todo, o empreendimento deverá custar R$ 440 mil.

A obra foi licitada há dois anos, mas não foi liberada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que exigiu um estudo dos impactos ambientais.

Segundo a chefe do departamento de turismo da Secretaria Estadual de Turismo e Lazer (Setul), Ediza Pinheiro, a empresa responsável pelos estudos já contratou um arqueólogo para fazer a análise técnica desses impactos. “Esse projeto foi pensado há anos, foram captados recursos, mas não podemos construir sem a liberação do Iphan por serem sítios arqueológicos. Nós estamos atendendo a todas as solicitações do órgão e, até o fim do ano, devemos estar com a obra finalizada”, diz Ediza.

Pela planta, o local terá uma varanda, telões e uma lanchonete. Os turistas terão uma breve explicação sobre a história dos geoglífos e, logo depois, poderão subir a torre. 

Geração de emprego e renda
Profissionais da comunidade deverão ser capacitados para trabalhar no funcionamento do mirante.

Para a arqueóloga Denise Schaan, coordenadora-geral do Grupo de Pesquisa Geoglifos da Amazônia, os desenhos “misteriosos” do Acre atraem olhares do mundo todo. “Agora o patrimônio singular também poderá trazer benefícios econômicos para o estado, estimulando o turismo”, ressalta.

Geoglifos
Geoglifo é o nome dado a formações fechadas por ávores ou fossos e, em geral, de formato circular ou retangular que só podem ser visualizadas através de um sobrevoo ou de um ponto extremamente alto. A denominação está relacionada às Linhas de Nazca, formações localizadas no sul do Peru.

Um dos geoglifos recém-descobertos foi visto a 20 km de Boca do Acre (AM), a 1.028 km de Manaus, e tem o formato de retas paralelas com limites por árvores. Outro foi encontrado à margem direita da BR-317, perto da fronteira do Acre com o Amazonas. A formação tem o desenho de figuras retangulares e árvores de castanheiras mortas foram encontradas nas proximidades. Apesar do “mistério”, vestígios apontam que os geoglifos estão associados a tribos indígenas que habitaram o local. (Rayssa Natani/ G1 AC)

Sair da versão mobile