Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Agropecuária, indústria e produção florestal integram os objetivos do governo para 2013

A sessão solene da Aleac desta quarta-feira, 6, foi iniciada com a execução do Hi-no Nacional Brasileiro, pelo Coral de Música da Aleac, tendo como regente o maestro Lidson Almeida.
Estavam presentes na sessão, diversas autoridades entre elas o representante do Tribunal de Justiça do Acre, Roberto Barros; o representante do Tribunal de Contas do Acre, conselheiro Cristovão Messias; do Ministério Público do Acre, procuradora adjunta Kátia Rejane; representantes da OAB/AC, advogado Marcus Vinicius, além de secretários de Estado.

Na solenidade, o governador em exercício César Mes-sias (PSB) fez a leitura da Mensagem Governamental. Em 14 páginas, o chefe do executivo explanou para os presentes os avanços obtidos pelos governos da Frente Popular do Acre e reafirmou o compromisso de desenvolver o Estado sempre tendo como base o desenvolvimento sustentável. Messias disse que a produção acreana tem níveis consideráveis de crescimento nos últimos anos.

“No Acre, o avanço da produção é um fato concreto, incontestável, que resulta, justamente, do aumento da escala de produção e do incremento da produtividade da economia”, disse o governador ao ler a mensagem.

O destaque dado pelo chefe do executivo é o aumento da área plantada de milho que saltou de 8 mil hectares, em 2011, para 17 mil hectares em 2012. Fazendo um comparativo entre 2009 a 2011, a produção de milho foi de 67%, superando o esperado para o período.

Ainda sobre a cadeia produtiva do milho, César Messias (PSB) afirma que mais dois silos graneleiros serão entregues até o final de março para os produtores rurais do Estado. No Acre, são três o número de silos existentes.

Para fomentar a produção com vista à sustentabilidade econômica e ambiental, o governo vem investindo no plantio de seringueiras. Já são mais de 1.500 hectares plantadas. A meta é chegar a 3 mil hectares de seringueiras até o final de 2013.

Outro ponto relevante, na visão do governador, é a produção de coco na região do Vale do Juruá. A área plantada alcança 340 hectares. O número de famílias beneficiadas passa de 180. O governo quer em 2013 ampliar os investimentos no setor e ampliar o plantio para 400 hectares. Messias disse, ainda, que o governo através do Programa de Aquisição de Alimentos, está comprando a produção agrícola.

“O nosso governo adquiriu, dessas famílias, em 2012, 1.178 toneladas de alimentos, beneficiando 1.005 pequenos produtores num valor de R$ 3,9 milhões”, ressaltou o governador em exercício.

Segundo César Messias (PSB), com investimentos na produção agrícola e industrial do Estado, a Zona de Processamento de Exportação será uma aliada importante para o desenvolvimento do Acre. Ele ressaltou que em 2013 será instalada a primeira indústria na ZPE, a Amazon Polímeros Indústria, Comércio, Importação e Exportação Ltda gerando emprego e renda.

Resumindo a mensagem, a pretensão do governo esta-dual para 2013 e 2014 é avançar ainda mais no setor agropecuário com novas tecnologias e preservação dos recursos naturais. O desenvolvimento da indústria e da produção florestal também são metas para o desenvolvimento da economia local.

Sair da versão mobile