O primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputado Ney Amorim (PT), está comemorando a construção da Cidade do Povo, onde serão construídas mais de 10 mil casas, sendo que 6,6 mil começam a ser construídas já em 2013.
Para o parlamentar, esse será não apenas o maior projeto de Habitação de todos os tempos, mas também o início de uma vida nova para milhares de famílias que não tem onde morar ou vivem em áreas de risco.
“O nosso governador Tião Viana está mais uma vez dando provas que é um homem comprometido com a melhoria da qualidade de vida do nosso povo. Esse projeto da Cidade do Povo é algo fantástico. Estamos falando de pelo menos 3,3 mil casas que serão destinadas para famílias de baixa renda, que moram em áreas de risco. Isso é algo inédito em nosso Estado”, destacou.
Lamentando a forma como alguns políticos da oposição insistem em atacar o projeto Cidade do Povo, Ney Amorim elogiou a determinação e o empenho do governador Tião Viana, lembrando que além das casas, também serão construídas escolas, unidades de Saúde e toda infraestrutura necessária como rede de água e esgoto.
Ney Amorim, que tem visitado e conversado com pessoas que moram em áreas de risco, disse que o projeto vai contemplar, principalmente as famílias mais carentes, que a cada ano enfrentam dificuldades durante o período de enchente do Rio Acre.
“Infelizmente tem muita gente tentando se promover em cima da desgraça dos outros. Dizer que é mais fácil o governo doar terrenos é inaceitável. Como uma família com renda menor que um salário mínimo vai construir uma casa? Isso seria irresponsável. Vamos tirar as famílias das áreas de risco e levar para um lugar com toda infraestrutura onde seus filhos terão escolas, acesso à Saúde e muito mais. E ainda vão receber suas casas de graça. E cada família vai iniciar um nova vida”, disse.
Na primeira parte do projeto serão atendidas famílias com renda de zero a três salários mínimos; de três a seis salários mínimos e de seis a 10 salários mínimos. Ney Amorim lembrou que o governo está elaborando um Cadastro Habitacional Permanente de famílias que estão dentro dos critérios do programa.
Ele afirmou que além dos benefícios para as famílias que serão contempladas com uma casa, o projeto garante ainda a geração de emprego e renda para outras milhares de famílias. “Imaginem quantos pessoas estarão envolvidas na construção dessas casas. Teremos um aquecimento na construção civil, com oportunidade de empregos. Além disso, vários setores serão beneficiados, como é o caso dos marceneiros que farão as portas e janelas das casas”, ressaltou.
A Cidade do Povo terá infraestrutura capaz de atender as cerca de 60 mil pessoas que serão moradoras do local. Serão unidades de saúdes, postos policiais, unidades de prestação de serviços, creches, mercados, pontos de ônibus, escolas e outros. (Assesoria do Parlamentar)