Atendendo ao convite do deputado federal Thaumaturgo Lima (PT) e do deputado estadual Jonas Lima (PT), o deputado gaúcho Bohn Gass (PT/RS) visita o Acre. Ele veio conhecer as práticas de manejo sustentáveis em assentamentos do Incra, além de ministrar palestras sobre o Partido dos Trabalhadores, a Democracia Socialista e o Direito de Tendência.
Em coletiva à imprensa, na última sexta-feira, 1º, na sede do Partido dos Trabalhadores, Bohn Gass (PT/RS) falou da sua experiência política no setor agrário e afirmou que o Acre pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do país com “bons exemplos” de preservação.
“O PT Nacional olha para o Acre como uma referência na política de sustentabilidade. Nesse sentido, estamos aqui visitando e conhecendo as experiências implantadas pelos nossos governos. Pretendemos levar, os bons exemplos, para o sul do país”, disse o parlamentar gaúcho.
Bohn Gass (PT-RS) ressaltou, também, a importância da parecia entre Senado Federal e Câmara na discussão do Código Florestal. Para o deputado gaúcho, o senador Jorge Viana (PT-AC) foi decisivo na elaboração de um código que atenda as demandas do país.
“Conseguimos, no equilíbrio, juntar dois temas que se chocavam. Tinha que se preservar e produzir. E a participação do Jorge Viana no senado e eu na Câmara foi importante para fazermos uma lei que beneficiasse a todos”, frisou Gass.
Filho de agricultores familiar, o deputado afirma que o Brasil avançou no sentido de acesso e qualificação dos assentados da Reforma Agrária. Mas que é preciso fortalecer, ainda mais, a política agrária com vistas à sustentabilidade.
“Avançamos muito na questão da Reforma Agrária. Porém, é preciso dar melhores condições, e isso é um trabalho incansável, para os assentados da Reforma Agrária não se tornarem favelados rurais, mas acredito que a qualificação profissional tem chegado no campo, o que é positivo”, finalizou.
O deputado acreano Thaumaturgo Lima (PT/AC) disse que a vinda de lideranças nacionais ao Acre mostra que o Estado está cumprindo a sua parte do que diz respeito à sustentabilidade.
“O Acre é um Estado que tem uma experiência longa em defesa do meio ambiente e cresce com sustentabilidade. Era um desejo do deputado Bohn Gass (PT-RS) conhecer o Acre e levar essas experiências para um debate na Câmara Federal, isso nos orgulha muito em poder contribuir com o resto do país”, enfatizou Thaumaturgo Lima.