Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Eduardo Farias indica a criação do Núcleo de Prevenção e Atenção às Tentativas de Suicídio

O deputado Eduardo Farias (PCdoB) apresentou à Mesa Diretora da Aleac, na sessão desta quarta-feira, 20, uma Indicação para a criação do Núcleo de Prevenção e Atenção às Tentativas de Suicídio que funcionará nas dependências do Pronto Socorro de Rio Branco.

O parlamentar solicita à Mesa Diretora que indique ao Governo do Estado a implantação do Núcleo através da Sesacre de Saúde. A solicitação se faz necessária devido o número expressivo de tentativas de suicídio, que de janeiro de 2012 a fevereiro de 2013 registrou 88 tentativas.

O estudo, que embasou a indicação do deputado, foi realizado por acadêmicos de Psicologia da Uninorte que constataram que na maioria dos casos são jovens com idades entre 21 a 25 anos. Os dados também revelam que os maiores índices de tentativas de suicídio são entre as pessoas do sexo masculino. Ainda de acordo com a pesquisa, o modo mais utilizado é os pesticidas, ou seja, venenos para ratos.

Eduardo Farias (PCdoB) parabenizou os acadêmicos pela pesquisa e acrescentou que o Núcleo de Prevenção e Atenção às Tentativas de Suicídio vai possibilitar, quando implantado, dados mais precisos, possibilitando assim a elaboração de políticas públicas para o problema.

“O Núcleo permitirá um acompanhamento, o que possibilitará uma atenção maior as vítimas e aos familiares. Essa pesquisa é fundamental para termos uma ideia, apesar de que a notificação ainda é pequena sobre os casos de tentativas de suicídio”, frisou Farias.

Em apoio à indicação do comunista Eduardo Farias, a deputada Maria Antônia (PP) enfatizou que a depressão, uma das doenças causadoras das tentativas de suicídio deve ter uma atenção maior por parte das autoridades em Saúde.

“A depressão é uma das piores doenças do século dizem os especialistas, porém deve ser uma preo-cupação nossa, enquanto parlamentares, promover políticas públicas que colaborem para o acompanhamento dessas pessoas. A Indicação ela é necessária e espero que o Executivo atenda”, frisou a parlamentar.

Sair da versão mobile