O senador Jorge Viana (PT/AC) disse, em plenário, na última semana, que foi convidado para comparecer ao senado da Bélgica para falar sobre o novo Código Florestal Brasileiro, o qual foi relator do projeto no Senado Federal. Jorge Viana destaca que já confirmou sua presença, mas defende a presença, também, dos senadores Luiz Henrique (PMDB/SC) e Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), parlamentares que ajudaram a construir a nova proposta.
“É com satisfação que, através de um diálogo com o embaixador André Amado, embaixador do Brasil, em Bruxelas, fui convidado e já confirmei a minha disposição de estar presente, não sozinho, certamente o Senador Luiz Henrique ou o Senador Rodrigo Rollemberg me acompanhará”, frisou Jorge Viana.
Ainda de acordo com o senador acreano, o Brasil tem se destacado na política de preservação dos seus recursos naturais. Para ele, o país conseguiu desenvolver uma legislação capaz de atender os anseios da classe produtiva quanto dos que defendem a preservação.
“Vamos expor as mudanças na legislação ambiental brasileira, até porque o Brasil mudou sua agenda nos últimos anos, saindo de uma agenda negativa e fazendo uma legislação que possa colaborar no sentido de pôr fim à destruição ambiental no nosso país”, pontuou.
O senador Eduardo Suplicy (PT/SP) ressaltou a importância da ida dos senadores brasileiros a Bruxelas, na Bélgica. “Na Bélgica há um interesse em conhecer melhor os cuidados que o Brasil tem com as florestas”, disse Suplicy. Acrescentou: “o Acre é um dos locais de maior importância da Amazônia”.
A data do discurso não foi confirmada pelo senador acreano, porém deve ocorrer nos próximos dias.