Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Márcio Bittar é eleito 1º secretário com votação extraordinária da Câmara Federal

 O deputado federal Márcio Bittar (PSDB-AC) foi eleito na manhã da última segunda-feira, 04 para ocupar o cargo de 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara Federal. O deputado acreano teve 437 votos dos 497 deputados federais presentes no plenário da Casa.

 Logo após a votação, Bittar falou sobre a eleição. Ele disse ser o primeiro acreano a ocupar o cargo na Câmara Federal, além de ter se tornado o 1º Secretário mais bem votado na história do parlamento daquele poder.

“Hoje eu fui escolhido pelos demais deputados como o 1º Secretário. Isso nos honra muito. Dados da Câmara apontam como o 1º Secretário a ter uma votação expressiva. Agradeço aos demais parlamentares a confiança no meu nome e no nosso trabalho”, disse o parlamentar acreano.

 Márcio Bittar aproveitou para dedicar a vitória ao povo do Acre. Segundo ele foi uma vitória construída pelos acreanos que o elegeram a deputado federal. “É motivo de muito orgulho para mim esse dia, mas também é com toda humildade que quero dedicar isso ao povo acreano que confiaram na minha pessoa”, disse Bittar.

 Quanto ao cargo, o deputado tucano diz que “é mais cargo de gestão e menos político”. Ele afirmou, ainda, que a equipe já está montada e que a partir de agora é pensar nas matérias importantes para o país.
“Estaremos votando em breve a questão dos royalties do petróleo. Isso deve ser resolvido. Vamos resolver. A questão do Fundo de Participação dos Estados (FPE), vital para o Acre. O Supremo entendeu que a lei estava caduca nesse sentido e precisamos votar novas formas de repasse”.

 O parlamentar acreano ressaltou, também, a questão das emendas individuais. Para ele, uma lei deve ser criada para regulamentar o assunto. Outro ponto destacado sobre as emendas é que elas devem estar de acordo com o Plano Plurianual (PPA), ou seja, não adianta os parlamentares requererem emendas que não tenham aprovação para os repasses dos recursos.

“Acredito que o Legislativo não deve ficar preso ao Executivo para a liberação dessas emendas individuais. Também defendo que as emendas elas obedeçam ao Plano Plurianual. Um universo de 513 deputados federais, se não tiver um controle acaba tendo emendas sem ser atendidas”, disse Márcio Bittar.

 O deputado acreano vai compor a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados Federais ao lado de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) que teve 271 votos válidos. Os três candidatos derrotados tiveram, juntos, 223 votos. Dos 497 deputados presentes 3 se abstiveram da votação.

Sair da versão mobile