Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Marcus Alexandre abre sessão na Câmara de Rio Branco e marca início dos trabalhos no legislativo

mmsaA primeira sessão da Câmara Municipal de Rio Branco foi realizada, na manhã desta sexta-feira, 1º, com a mensagem governamental do prefeito da Capital Marcus Alexandre (PT). Ele apresentou aos vereadores os avanços já realizados nesse primeiro mês de seu mandato.

Marcus Alexandre ressaltou, em seu discurso, que recebeu a Prefeitura de Rio Branco com as contas sanadas. E aproveitou para relatar as metas já alcançadas nesses primeiros dias de seu mandato. Uma das ações destacadas por ele é o recolhimento de mais de 8 mil toneladas de entulho.

“Os resultados demonstram o tamanho desse esforço, pois já recolhemos mais de 8 mil toneladas de entulhos, em mais de 40 bairros. Isso ajuda a controlar a dengue no município”, disse o prefeito.

Outro destaque tido como fundamental em sua gestão é o atendimento nos posto de Saúde de Rio Branco. Marcus Alexandre disse aos parlamentares que 4 unidades de saúde já estão atendendo em dois turnos, além de ter aumentado o número de médicos nessas unidades.

Na Educação, ele destacou a contratação de profissionais que atuarão na área do ensino infantil. Ainda de acordo, com o gestor municipal, 300 novas vagas em creches para crianças até 3 anos de idade foram colocadas a disposição. Ele anunciou mais investimentos para a área.

“Fruto do apoio da presidenta Dilma, através do Programa Brasil Carinhoso licitaremos, esse mês de fevereiro, a construção de 10 novas creches para atender 1.650 crianças”, frisou o chefe do executivo municipal.

Finalizando o seu discurso, Marcus Alexandre disse que os poderes devem ser respeitados e defendeu mais união entre a Câmara e o poder Executivo.

“Acredito que a união da prefeitura e da Câmara possa realizar mais rapidamente as ações da prefeitura e assim resolver os problemas da população. Sabemos dos desafios. Pedimos o apoio dos vereadores e reiteramos o nosso compromisso com esse parlamento”, finalizou.

O vereador Juracy Nogueira (PP) utilizou seu tempo na tribuna para agradecer os votos recebidos na última eleição e não poupou elogios ao prefeito da Capital.

“Eu tenho visto muito esforço do prefeito, Marcus Alexandre, em resolver os problemas da cidade. Conte comigo”, disse Nogueira.

Os vereadores de oposição manifestaram apoio à administração municipal. Assim como Juracy Nogueira (PP), o verea-dor Raimundo Vaz (PRP) disse que fará uma oposição compromissada, sem cor partidária.

“Eu quero dizer que o meu partido, prefeito, é de oposição. Mas faremos uma oposição séria, compromissada. É melhor ter uma oposição séria de que uma situação que não zele pelo executivo”, argumentou o vereador do PRP.

Ainda quanto ao discurso de alguns parlamentares de oposição, o vereador Alonso Andrade (PSDB) pediu ao prefeito, Marcus Alexandre, que seus secretários “recebam bem” os vereadores. Isso, segundo ele, facilitará o entendimento entre Câmara e Prefeitura.

“Os secretários tem que ter uma boa relação com os vereadores. Os vereadores não pedem pra si, mas para atender aos interesses do povo”, disse Andrade.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Gabriel Forneck (PT) frisou que espera uma relação respeitosa entre os 10 vereadores de sustentação do prefeito e os 7 vereadores de oposição.
Na primeira sessão solene da Câmara esteve o representante da Procuradoria Geral do Estado (PGE) Edmar Monteiro; o representante da OAB/AC, Hilário Júnior e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Cristovão Messias, além de autoridades religiosas.

Sair da versão mobile