Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ministro Patriota anuncia a deputados que vem ao Acre

O presidente da Assembleia Legislativa (Aleac), deputado Elson Santiago (PEN,) confirmou na tarde desta quarta-feira, 20, a realização de uma audiência pública em Rio Branco com a participação do ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e representantes do Ministério da Educação e outros órgãos do Governo Federal para discutir a situação dos brasileiros que estão na Bolívia.

“Vamos reunir representantes de vários ministérios e órgãos do Governo Federal para discutir a situação dos brasileiros que estão na Bolívia. Temos os casos dos nossos estudantes que enfrentam dificuldades e também daqueles que estão nos presídios, por exemplo, que precisamos resolver. Essa audiência será importante para que possamos buscar soluções para esses problemas”, afirmou.

A comitiva de deputados da Aleac que foi a Brasília nesta quarta-feira, 20, em busca de solução contra os maus-tratos de bolivianos aos presos e estudantes brasileiros na Bolívia, volta ao Acre nesta quinta-feira, 21, já preparando a audiência pública, que será realizada possivelmente na segunda quinzena de março.

A atividade é uma das principais ações agendadas pela comitiva depois de reuniões realizadas nas comissões de Direitos Humanos e Relações Exteriores da Câmara Federal e no Ministério de Relações Exteriores.

O secretário-geral do Itamaraty, embaixador Ruy Nogueira, recebeu a comitiva no fim da tarde. Liderada pelo presidente da Aleac, deputado Elson Santiago (PEN), a comitiva era composta pelos deputados Walter Prado (PEN), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Aleac; Moisés Diniz (PCdoB), 1º vice-presidente, e Major Rocha (PSDB), além do presidente da OAB-AC, Marcos Vinícius.

O senador Aníbal Diniz (PT) e as deputadas federais Perpétua Almeida (PCdoB) e Antonia Lúcia (PSC) também participaram da comitiva que foi ao Itamaraty, assim como da visita realizada pela manhã às Comissões de Direitos Humanos e de Relações Exteriores da Câmara Federal que contou com a participação, também, dos deputados federais Flaviano Melo (PMDB), Taumaturgo Lima (PT) e Gladson Cameli (PP) e do senador Aníbal Diniz (PT).

Em ambas as reuniões os deputados detalharam a situação vivida não só pelos presos, mas também pelos milhares de estudantes brasileiros que estudam em universidades bolivianas, espe-cialmente em Cobija, na fronteira com o Acre. De acordo com o presidente Elson Santiago, os embaixadores que ouviram atentamente os deputados ficaram surpresos com os relatos, pois este problema não afeta os povos de Rondônia e de Mato Grosso, que também têm fronteira com a Bolívia. (Da Agência Aleac)

Sair da versão mobile