A Prefeitura de Rio Branco deu início no mês de janeiro, ao Programa de Construção e Recuperação de Calçadas. Mais de dois quilômetros foram construídos na Estrada da Invernada, trecho do Supermercado Araújo até adiante da Usina da Eletrobrás, obra deixada em andamento pelo ex-prefeito Raimundo Angelim. Serão construídos quatro quilômetros de calçadas em locais de grande concentração de pessoas, como nas proximidades do Terminal Urbano, Oca, Mercados Públicos, Escolas, Postos de Saúde e Centros Comerciais. Toda a extensão terá rampas adaptadas para cadeirantes, piso tátil (para orientar os deficientes visuais) e os obstáculos, como tampas de bueiros, serão rebaixados. O objetivo segundo o prefeito Marcus Alexandre é garantir a mobilidade e acessibilidade urbana.
A obra, com custo estimado de R$ 500 mil, está em processo licitatório e segundo a secretária de Obras, Cláudia Cunha, os trabalhos devem começar na segunda quinzena de fevereiro. Ela explica que as calçadas já existentes, serão restauradas.
O programa de construção e recuperação de calçadas faz parte do Projeto de Mobilidade Urbana, que é um dos eixos da Administração do prefeito Marcus Alexandre, e está no Plano de Governo. A construção e recuperação de calçadas complementam ações que garantem maior fluidez ao trânsito, como a diminuição de rotatórias de vias estruturantes, a exemplo do que está ocorrendo na Antônio da Rocha Viana. “Quando se pensa no trânsito, temos que buscar soluções para o motorista, ciclista e o pedestre e as calçadas representam segurança para quem anda pelas ruas da cidade”, esclarece o prefeito.
Nesta segunda feira, 4, O prefeito Marcus Alexandre avaliou os trabalhos de recuperação de calçadas da Rua Marechal Deodoro, no bairro José Augusto, que são executados pela Emurb. Acompanhado do Diretor Técnico da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco, José Carlos, o prefeito inspecionou o trabalho, fez observações e apresentou sugestões para melhorar principalmente o sistema de drenagem de águas pluvias naquela região.
O prefeito avaliou também uma possível intervenção no trevo da Marechal Deodoro com a Travessa Alexandre Soares, que também deve receber melhorias na jardinagem.