Um projeto de resolução será apresentado, na próxima sessão, terça-feira, 19, à Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, de autoria do vereador Marcos Lima Verde (PSDB), que tratará da formação de uma Comissão Mista composta por vereadores de sete municípios, dois deles do AM, Ipixuna e Guajará.
A seguinte Comissão terá a responsabilidade de buscar informações junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), em Rio Branco, quanto a não realização de perícias, a deficiência no atendimento nas agências, além do alto índice de reclamação das pessoas pela demora na averiguação da documentação necessária para liberar uma aposentaria como o Fundo Rural, por exemplo.
A iniciativa tem apoio da maioria da bancada cruzeirense. Com a formação da Comissão, os parlamentares irem a Brasília, também, para levar o caso ao conhecimento do Ministério da Previdência Social.
O presidente da Câmara municipal de Cruzeiro do Sul, Romário Tavares (PSDB) informou que nas agências de Cruzeiro do Sul, apenas um médico perito está realizando os atendimentos, e acrescenta que os demais municí-pios do Vale do Juruá são prejudicados pela ausência de mais agências previdenciárias.
“Vivemos, em Cruzeiro do Sul, uma burocracia muito grande para realizar as aposentadorias. Nesse sentido, vamos montar essa comissão para procurar solucionar o caso. Precisamos de mais agências nos municípios do Juruá”, disse o chefe do Legislativo cruzeirense.
Ainda sobre as informações do Vale do Juruá, o ve-reador voltou a cobrar soluções para o impasse entre prefeitura e Governo do Estado quanto a instalação do Procon naquela cidade. Para ele, a instalação da unidade do Procon já deveria ter sido feita, pois trata-se de uma lei criada pelo Legislativo e aprovada pelo Executivo municipal.