X

Gazetinhas 27/03/2013

* Alagação, alagação, alagação.

* Só vai dar alagação nos próximos dias.

* E é sempre a mesma história que se repete com sofrimento, drama, tragédia para milhares de famílias.

* Todos os anos, todo mundo sabe onde vai alagar, por que vai alagar e os problemas que virão.

* O poder público tem que socorrer os atingidos pela cheia, providenciar abrigo, alimentação, segurança, assistência à saúde.

*  Muitas famílias não querem sair das casas, mesmo com a energia cortada, por causa dos “ratos d’água”.

* Depois, quando o rio baixar, ainda tem a volta para a casa e a prefeitura terá que limpar, recuperar as áreas atingidas.

* No próximo ano, repete-se tudo de novo.

* E nesses últimos anos com mais um agravante: a dengue.

* É o círculo vicioso que vai durar até que essas áreas, comprova-damente, inviáveis para a habitação não forem desativadas.

* Enfim.

* Em Brasiléia, os bombeiros do Acre tiveram mesmo que dar uma mão aos bombeiros bolivianos para retirar as famílias dos “patrícios” atingidas pela alagação do Rio Acre.

* Sério. Os bombeiros bolivianos têm medo d’água, não sabem nadar.

* Além dos marinheiros que morreram afogados no lago Titicaca, houve outro episódio aqui perto do Acre, no vilarejo Evo Morales, que faz divisa com Plácido de Castro.

* Numa diligência pelo Rio Abunã, o barco virou e cinco soldados bolivianos morreram… afogados.

* Sério.

* Deputados foram trabalhar sim ontem e fizeram uma sessão movimentada discutindo a situação da BR-364 no Vale do Juruá.

* Uma das sugestões – do deputado Walter Prado -, foi a de convocar o senador Sérgio Petecão para que ele explique o que a bancada federal está fazendo para pressionar o Dnit para a conclusão da obra.

* Se não comparecer de livre vontade, será chamado sob vara.

* E os vereadores farão hoje uma sessão itinerante no Calafate, que vem apresentando altos índices de criminalidade.

* Depois, a título de sugestão, poderiam fazer outras sessões nos bairros Seis de Agosto, Ayrton Senna, Baixada da Habitasa, Triângulo Novo e outros atingidos pela alagação.

* Dois deputados que apostaram alto no Telexfree reforçaram a segurança de suas casas, depois do assalto à casa do colega Chico Viga.

* Primeiro, anunciaram foi o fim do mundo, em dezembro; depois, a chuva de meteoros e agora os cientistas estão anunciando uma tempestade solar.

* Ô mundo!

* Ainda sobre alagação, as águas não chegaram às escadarias do Palácio Rio Branco, como previu Friale, mas chegaram nas escadarias da pizzaria do Patetão, no antigo Mercado dos Colonos.

* Patetão, que também não sabe nadar, viajou.

* O vento sopra, assobia lá fora.

* É chuva, muita chuva ainda.

Categories: Gazetinhas
A Gazeta do Acre: