Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Abrigados no Parque de Exposições recebem total atenção da Prefeitura e do Governo

ExpoalagaO prefeito Marcus Alexandre realizou inspeção no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco nesta quarta, 27, onde mais de 1.000 pessoas estavam abrigadas até o meio-dia em virtude da cheia do Rio Acre. O volume do rio atingiu a marca de 15,30m em Rio Branco, afetando 11 bairros e deixando centenas de pessoas desalojadas e desabrigadas. Famílias que não tem para onde ir estão sendo levadas para o Parque de Exposições, onde recebem um box para morar, acondicionamento com segurança de seu mobiliário, atendimento em saúde, lazer com filmes, atividades culturais e alimentação quatro vezes ao dia. Devido à possibilidade de o rio continuar subindo, o prefeito determinou a construção de pelo menos 200 novos boxes.

O parque já se transforma em uma pequena vila. O serviço de alto-falante mantém a programação ´No seu dia a dia´, com música de boa qualidade e informações de interesse público. Há um grande número de crianças, as quais recebem tratamento especial com atividades lúdicas, onde os pequeninos brincam, estudam e se divertem com atores e agentes das fundações Garibaldi Brasil (FGB) e Centro de Multimeios da Secretaria de Educação. “Gosto muito de vir aqui”, resumiu Jociele, de dez anos, que mora com a mãe e o pai na  Baixada da Habitasa. A ela o prefeito desenhou uma casa com quintal arborizado deixando-a com a tarefa de colorilos.

A terceira idade também está satisfeita com o atendimento proporcionado pela prefeitura e seus parceiros, como o Governo do Estado, enquanto permanece no abrigo. O prefeito conversou com Severino Fernandes, de 81 anos, que usa cadeira de rodas para se locomover. Fernandes mora na Travessa Lourival Ribeiro, no Taquari, um dos primeiros a sofrer com a enchente do Rio Acre e seus afluentes.
 
Saúde é prioridade
O atendimento em saúde é feito por 2 médicos de manhã e outros 2 à tarde, além de enfermeiros e agentes comunitários. Remédios de uso continuado, segundo a enfermeira Sulamita Guedes, coordenadora da unidade local, estão disponíveis para os usuários. Demais medicamentos podem também ser encontrados na farmácia do posto.  A equipe de vacinação da Urap Claudia Vitorino está imunizando a população contra várias doenças.

Os abrigados donos de animais de estimação podem deixar cães e gatos no canil que a Secretaria de Obras Públicas instalou no Centro de Zoonoses de Rio Branco, na rodovia AC-40. O novo canil especial possui 20 boxes.

Famílias seguem regras de boa convivência
Mais de 240 famílias já estão abrigadas no Parque de Exposições por causa da cheia do Rio Acre, que nesta quarta pela manhã passou dos 15,30 m. São 1.300 pessoas das mais variadas idades de bairros como Cadeia Velha, Airton Sena, Seis de Agosto, Baixada da Habitasa e Taquari. Além da alimentação, serviço de saúde e entretenimento são oferecidos para as crianças, a coordenação do abrigo instituiu um pacto de convivência com regras para garantir o bem-estar das famílias abrigadas no local.

Manter o silêncio nos boxes, não andar de roupas íntimas pelo local, não fumar nos corredores, manter o volume das TVs sempre baixo, não consumir bebidas alcoólicas, não desperdiçar água e não rasgar as lonas são regras do pacto de convivência. Ainda segundo o pacto, os pais devem ter atenção especial com as crianças no que se refere à circulação na área do parque, com o objetivo de evitar acidentes. Segundo uma das coordenadoras do abrigo, Regiane Cristina de Oliveira, que já atuou em 8 alagações do Rio Acre, conta que as regras foram sendo criadas ao longo dos anos e garantem que a convivência das famílias no Parque seja a melhor possível. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile