Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ação de inverno reforça limpeza na Regional do São Francisco

Manutenção nas via do Conj Angico 4  Foto Marcos VicenttiCerca de doze mil pessoas do bairro Eldorado, Conjuntos Eldorado I e II e Angico, são benefi-ciadas pela Ação de Inverno da Prefeitura de Rio Branco, que já retirou mais de 15 mil toneladas de lixo e entulho da cidade. Os serviços de capina, roço e remoção de entulho, que já haviam sido feitos na via estruturante, que é a Estrada do São Francisco, é realizado agora nas ruas do bairro e dos três conjuntos. O prefeito Marcus Alexandre, acompanhou os trabalhos no início da manhã desta quarta-feira, percorrendo toda a extensão da Rua Independência, a principal do Eldorado, que liga o bairros aos conjuntos Eldorado I e II e Angico.

A previsão é que o trabalho, executado por 22 homens e oito equipamentos da Semsur, seja realizado em doze dias no bairro Eldorado e nos conjuntos Eldorado I e II e Angico. O prefeito anunciou que a recuperação do asfalto, já executada na Estrada do São Francisco e corredores de ônibus, vai chegar às localidades.

Em seguida a Ação de Inverno segue para o bairro Chico Mendes. Na Regional do São Francisco, a ação está presente desde janeiro e já beneficiou os bairros Placas, Oscar Passos, São Francisco e Vitória, o mais populoso da Regional. O coordenador da Regional, José Costa, comemora o resultado e diz que esse trabalho, mudou o cenário local. Cita como exemplo, o bairro Vitória, o que concentrava mais entulho de todos os 19 bairros da Regional do São Francisco.

Maior parte do entulho é de árvores – Desde o início da Ação de Inverno, a prefeitura de Rio Branco, por meio da Semsur, já retirou mais de 15 mil toneladas de lixo e entulho de 50 bairros da cidade. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Kellyton Carvalho, deste total, três mil toneladas foram retiradas dos bairros Belo Jardim I e II, Vitória e Placas, o que representa vinte por cento de tudo o que foi recolhido.

O dado que chama atenção é que 80% das 3 mil toneladas de lixo e entulho retirados dos bairros da Capital é de árvores podadas pelos moradores, grande parte, mangueiras. Segundo o secretário, isso faz com que o serviço sofra um certo atraso.  “Se fossemos retirar só o lixo e outro tipo de entulho, o trabalho seria executado na metade do tempo. Mas encontramos troncos e até árvores inteiras”. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile