Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre aumenta produção de pescado para 113 toneladas ao ano

Em 2012, os produtores do Acre comercializaram 92 toneladas de peixe. A expectativa, para 2013, é de 113 toneladas de produção de pescado. A Feira do Peixe, que acontece entre 22 e 29 de março, estima receber 150 mil pessoas na Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa).
pesca
A pesca de peixes nativos – os mais procurados pelos consumidores – será liberada a partir do dia 15 de março e, a partir de então, a comercialização será legalizada. O produto também pode ser encontrado no Mercado Elias Mansour e nas feiras localizadas em Rio Branco, Porto Acre e em Bujari.

De acordo com a comerciante Aleluia da Silva, não haverá a necessidade de estocar os peixes. “Já no dia 26 de março, todos os produtos, incluindo os peixes nativos, estarão disponíveis aos consumidores”, acrescentou.

Preço do pescado – Silva afirma também, que o preço do pescado não deve aumentar em 2013. “Quem vier comprar pode vir despreocupado.
Manteremos os mesmos preços do ano passado e acho que, justamente por isso, conseguiremos vender ainda mais”, declarou.

Peixe Seco – O mestre de obras José Tavares conta os dias para comprar os chamados peixes secos – produtos que, inicialmente, eram tratados com sal para serem preservados pelos ribeirinhos do interior do Estado –, que acabaram por fazer parte da culinária acreana. “Variar um pouco é sempre bom e, na Semana Santa, quem quer um sabor diferente, pode apostar nesse tipo de preparo”, afirmou.

Ele explicou que o peixe seco o faz lembrar a infância. “Desde criança, era acostumado a comer esse tipo de peixe. Saber que ele estará disponível é muito bom”, destacou.

Cooperativas e associações de piscicultores se reunirão na próxima semana para decidir quais os comerciantes comercializarão o produto nos mercados municipais de cada cidade. (Portal da Amazônia)

Sair da versão mobile