Alunos do curso de Primeira Habilitação que contempla jovens do ensino médio da rede pública de Rio Branco foram às ruas do Centro da Capital na manhã deste sábado, 2, para realizar panfletagem de materiais educativos referentes ao tema volta às aulas. A ação faz parte das atividades práticas do curso.
Para o instrutor do curso, Erbeson Maia, essa é uma maneira de socialização. “Estamos mostrando para eles o conceito de cidadania com respeito ao próximo e também os colocando em contato com o meio que estamos trabalhando [o trânsito] para que eles desenvolvam a educação e o respeito mútuo no trânsito”, explica.
Durante a panfletagem os alunos abordam condutores e pedestres. O instrutor destaca ainda que o material educativo que está sendo distribuído trata tanto da maneira correta que o pedestre deve fazer para atravessar a rua, como também, o perigo do uso do celular ao volante, bem como o excesso de velocidade e o respeito à faixa de travessia.
Carlos Augusto Fidélis Neto, um dos alunos contemplados, ressalta a importância dessa atividade dentro do curso: Temos a teoria, mas na prática é diferente. A gente sai nas ruas e percebe que muitas pessoas não praticam e nem conhecem a maneira correta de se portar no trânsito. Pra gente isso é uma troca, estamos aprendendo, mas também estamos ensinando.
Sobre o curso
O curso é fruto de um convênio entre o Detan e a Secretaria de Estado de Educação, celebrado em setembro do ano passado, durante as festividades da Semana Nacional de Trânsito com base na resolução 265/07 do Contran, que dispõe sobre a aplicação de curso teórico-técnico para a habilitação de condutores de veículos como atividade extracurricular no ensino médio.
A resolução contempla jo-vens do ensino médio que ao longo de dois anos recebem 90 horas de aulas sobre direção defensiva, meio ambiente, legislação, primeiros socorros, entre outros, com material e profissionais disponibilizados pelo próprio Departamento de Trânsito.
Dessa forma, ao final do curso e atingida a maioria dos alunos, não será necessária a realização das aulas teóricas em autoescola, e sim apenas aulas práticas e as provas para avaliar suas competências. (Jannice Dantas, Assessoria Detran/AC)