Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Alunos participam de passeio ecológico no Horto Florestal

Passeio ecologicoPara promover a conscientização sustentável no cuidado com o patrimônio natural, incentivando a conservação e proteção do meio ambiente, a Biblioteca da Floresta em parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer do Acre (Setul) realizou, na manhã de hoje, um passeio ecológico no Horto Florestal.

Alunos do 9º ano da Escola Dr. Mario de Oliveira participaram do passeio, que faz alusão ao mês do turismo ecológico.

Marcos Afonso, diretor da Biblioteca da Floresta, explicou que o passeio foi uma atividade educacional para os alunos, para que possa ser repassado para as futuras gerações. “É importante mostrar aos estudantes que podemos fazer turismo ecológico na cidade de Rio Branco. Temos o Horto Florestal, Parque Chico Mendes e outros espaços importantes. Além disso, eles irão adquirir uma consciência ecológica. Provemos um passeio com estudo, esses jovens conheceram as nossas origens e essências, já que todos nós somos povos da floresta. Os jovens são mensagens vivas que mandamos para um tempo que não veremos. Na medida em que trazemos os estudantes para que eles vejam a sua origem e habitat, faz com que possamos garantir para que as futuras gerações preservem a nossa floresta”.

Com o intuito de preservar o meio ambiente e conscientizar a população, a Setul irá promover a 1ª Blitz de Sensibilização da campanha “Onde tem Lixo não tem Turista”, ressaltou Ilmara Rodrigues. “Aqui no Estado temos uma parceria grande com a prefeitura, através da Fundação Garibaldi Brasil, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e outras instituições. Iremos fazer uma campanha grandiosa, lançada nesse domingo a partir das 17 horas na Gameleira. Alunos de escolas estaduais e municipais estarão fazendo uma blitz com a população para criar a consciência enquanto cidadão de que nós temos a responsabilidade de dando destinação do lixo ao lugar certo e não jogar na natureza. Precisamos cuidar do nosso patrimônio, dos nossos pontos turísticos para que a população tenha um ambiente de lazer limpo”.

A secretária afirmou que o turismo ecológico no Estado cresceu. “O Dia Mundial do Turismo Ecológico tem o objetivo de criar essa consciência ambientalista, onde as pessoas que utilizam dos nossos patrimônios naturais e culturais possam estar de maneira sustentável usufruindo desses espaços, para que as pessoas que moram nestes locais sejam beneficiadas. Foi instituído justamente com esse foco.A nível mundial existe hoje uma demanda grandiosa para o turismo ecológico. As pessoas estão buscando esse diferencial, vivenciar a cultura da floresta. Somos privilegiados por estar na região amazônica, temos um parque nacional, parque estadual, reservas, florestas. O Acre, por si só, é um grande produto turístico principalmente voltado para a questão ecológica. Uma das principais atividades do turismo ecológico são as caminhadas. Aqui temos a trilha Chico Mendes, uma das maiores que existe, de quase 200 km. Existem várias formas de fazê-la”, enfatizou Ilmara.

André de Araújo, 14 anos, mora em Rio Branco há pouco tempo. O adolescente frisou que o passei ecológico mostrou um pouco mais sobre a natureza do Estado. “Sempre preservo o meio ambiente, quando estou em locais públicos jogo o lixo em seu devido lugar. Temos que dar exemplo e tenho consciência. Esse passeio ecológico nos ajudou bastante, não tenho muito conhecimento sobre a natureza. Estou conhecendo um pouco mais do Acre”.

Sair da versão mobile