A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ordenou, em despacho emitido ontem para que a Eletrobras Distribuição Acre conclua o processo de instalação dos serviços de distribuição de energia elétrica para a zona rural do Estado até 2018. O prazo limite para a implantação do sistema nos ‘campos acreanos’ faz parte de uma estratégia da agência reguladora em tornar acessível e com qualidade a distribuição da energia em todas as áreas interioranas do país.
Ao todo, a Aneel estipulou prazos limites para 9 concessio-nárias, incluindo a acreana. As companhias de Tocantins (Celtins), de Roraima (Cerr), do Maranhão (Cemar), de Mato Grosso do Sul (Enersul) e da Bahia (Coelba) têm até 2016 para fazer o trabalho. A empresa do Mato Grosso (Cemat) é a única que terá até 2017 como data limite. Já as distribuidoras do Acre, do Amazonas (Eletrobras/AM) e do Pará (Celpa) terão até 2018 para cumprir suas metas.
Todos os prazos foram determinados de acordo com a análise da agência reguladora em cima das propostas de reformulação dos chamados ‘planos de universalização’ das concessionárias. No caso do Acre, do Amazonas e do Pará, as distribuidoras terão até 2018 (1 e até 2 anos a mais do que as demais) para terminar o serviço porque eles exigem mais esforços, já que as unidades consumidoras neles açe´m de serem maiores, são mais espalhadas pelas áreas rurais.
O despacho foi publicado no Diário Oficial da União.