Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Avaliação positiva do trabalho dos líderes comunitários e da Secretaria de Articulação Comunitária e Social

O prefeito Marcus Alexandre reuniu-se na noite desta segunda-feira, 4, com líderes comunitários que  representam a prefeitura nas regionais do município. O encontro serviu para apresentação das ações e metas da Secretaria Municipal de Articulação Comunitária e Social  para os 100 primeiros dias da gestão de Marcus Alexandre.

Até agora, encerrados os 60 dias iniciais, foram realizadas dez reuniões  nas dez regionais urbanas com discussões nas comunidades visando identificar o serviço público mais demandado pela população.   Na zona rural, a Ação de Inverno vem atendendo às demandas da comunidade e garantindo acesso neste inverno rigoroso com a eliminação de atoleiros dos ramais de maior produção de alimentos.

Os coordenadores são lideranças locais reconhecidas pela comunidade, que agora representam a Prefeitura nos bairros. Desde o início da gestão, as reuniões entre os coordenadores, as lideranças dos bairros e membros da secretaria, são diárias. “Sabemos que não é possível fazer tudo nesse inverno, mas as ações mais críticas temos conseguido resolver”, disse Manoel Lima, titular da Secretaria de Articulação Comunitária e Social, criada com a reforma administrativa promovida por Marcus Alexandre.

A reforma criou a figura do Chefe de Escritório, que são as lideranças comunitárias. “Esses escritórios nos bairros são justamente para identificar e resolver os problemas com maior celeridade. Ou seja, o objetivo é que de fato a Prefeitura esteja presente na vida das pessoas”, afirmou o prefeito.
Marcus Alexandre voltou a lembrar que os Chefes de Escritório representam o prefeito naquela localidade. “Esse conjunto de serviços que a gente presta requer planejamento, custos, equipe”, completou o prefeito.

Os recursos, alertou Marcus Alexandre, são escassos, mas há um esforço para que se realize o quanto mais possível em favor das comunidades. “É esse diálogo com a comunidade  que eu espero de vocês, dividindo dificuldades, enfrentando juntos, mas sem fugir dos problemas. Sabemos que os recursos são poucos, mas vamos fazer tudo o que for possível fazer”, disse ele aos coordenadores de Regionais.

A proposta é que até o final de abril sejam lançados todos os dez escritórios das regionais urbanas e das cinco regionais rurais, que terão além da equipe da Secretaria de Articulação Comunitária e Social, representantes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb).

As demandas apresentadas pelos moradores aos coordenadores de regionais nas mais de 100  reuniões,  tiveram solução imediata ou  estão bem encaminhadas para serem resolvidas. O trabalho dos coordenadores tem sido muito importante, especialmente quanto a  Ação de Inverno.
 
Diálogo envolve todos, inclusive organizações civis
Mas o diálogo não é só com moradores:  foram realizados encontros com representantes de organizações da sociedade civil, como a CUT, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetacre), STR,  Sinpasa, cooperativas  e presidentes das associações das regionais rurais –Transacreana, 1º e 2º Distritos. Nesse contexto, as principais demandas são realmente melhoria dos acessos nas vicinais. Nos núcleos urbanos dessas regionais rurais, como a Vila Manoel Marques, na Transacreana,  a comunidade pediu serviço de limpeza, roçagem e reabertura de rua por causa dos focos de dengue.

Como a política de transversalidade é preponderante,  a Secretaria de Agricultura e Floresta (Safra) participa ativamente do trabalho da Secretaria de Articulação Comunitária e Social.

Demandas são encaminhadas inclusive para órgãos estaduais e federais, como a Secretaria de Pequenos Negócios e a Caixa Econômica Federal. Há comunidades que lutam por regularização fundiária, como o ramal Itucumã, da regional 2º Distrito –ou existem aquelas cujo ramal necessita urgentemente de um bueiro melhor, como o Quinoá, onde a Ação de Inverno implantou o equipamento e o acesso está garantido. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile