Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Bancários do AC aguardam recuo do BB para não deflagrar greve geral

Nesta quarta-feira (20), o sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Acre (Seeb/AC) realiza em todas as agências bancárias de Rio Branco, Capital do Estado, um movimento de mobilização para simbolizar o dia nacional de luta contra o plano de funções elaborado pelo Banco do Brasil, que intenciona reduzir, além da carga horária de seus funcionários, também o salários dos servidores em cerca de 20%.

De acordo com o presidente da entidade sindical, Edmar Batistela Tonelly, a ação é conjunta a iniciativa nacional que será desenvolvida por trabalhadores das agências do BB nas principais capitais do país também nesta quarta-feira.

“Vamos passar pelas unidades distribuindo panfletos para mostrar aos bancários o que é o dia de luta contra o plano de funções e tentar conscientizar o bancário de que se o BB não recuar com essa mobilização em nível nacional, vamos aderir uma paralisação por tempo indeterminado”, explica.

Segundo Batistela, em fevereiro deste ano o Banco do Brasil adotou o novo plano de funções para seus servidores. Ele diz que através do acordo coletivo 2012/2013 ficou ajustado que o BB iria fazer a proposta de redução na carga horária de oito horas para seis horas de trabalho.

“Já ganhamos na Justiça que o bancário tem que trabalhar por seis horas, isso é reconhecido pelo TST. Se o BB não voltar a sentar na mesa com os bancários para rediscutir esse novo plano de funções. Caso não haja um recuo por parte deles, vamos convocar uma assembleia e chamar a categoria para uma paralisação geral”, garante Batistela.

O presidente do SEEB/AC afirma ainda que a definição sobre uma possível paralisação geral das agências em todo o estado e em âmbito nacional somente deverá sair após o resultado do manifesto desta quarta.  (Duaine Rodrigues, do G1/AC)

Sair da versão mobile