Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cia Camalearte e alunos da Ufac fazem oficina de iniciação em teatro no sábado

A Companhia de Artes Camalearte e acadêmicos do curso de Artes Cênicas da Ufac, com o apoio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e Fundação Elias Mansour (FEM), irão realizar aos sábados de março e abril uma oficina de iniciação ao teatro, direcionada para a comunidade do bairro Quinze e proximidades.

De acordo Paulo Nascimento, diretor da companhia, a oficina tem o objetivo de revelar novos talentos nas artes cênicas. “Essa oficina é aberta para a comunidade do 2º Distrito. Percebemos que essa área é muito esquecida. Desde a fundação da companhia trabalhamos no Centro Cultural Dona Nenê Sombra e por isso resolvemos realizar a oficina para os moradores da região. Queremos formar pessoas para atuar no teatro acreano e revelar novos talentos. Já realizamos outras oficinas, porém essa será mais reforçada e organizada. Entre os instrutores, estarão presentes dois acadêmicos de Artes Cênicas. Eles estão fazendo o trabalho de conclusão de curso e estamos aproveitando para trabalhar com eles e com a comunidade”.

A oficina é direcionada para todas as idades. “Muita gente quer fazer teatro, mas não sabe como começar, não tem noção. Essa oficina dará a oportunidade para quem quer aprender, desde as crianças aos adultos. Aqui no Estado as oficinas realizadas e os grupos teatrais são poucos. Crianças a partir de 10 anos podem se inscrever. Basta terem disponibilidade e desejarem participar”, ressaltou o direto.

Vários conteúdos serão debatidos durante as oficinas, além das técnicas teatrais, explicou Paulo. “Vamos falar sobre a história do teatro no Brasil e no Acre, já que não é muito conhecida. Também vamos realizar a expressão corporal, exercícios de voz, relaxamento alongamento, exercícios de leitura de texto, criação de personagens e jogos teatrais, exercícios de improvisação, atividades em grupo, criação de cenas e outras coisas”.

Os interessados em participar podem se inscrever até o próximo sábado. “As pessoas podem fazer a inscrição no Centro Cultural Dona Nenê Sombra, localizado na Rua 16 de outubro, bairro Quinze, ao lado do Barriga Verde. Podem ser feitas até o dia 16, tanto pela manhã e tarde. A oficina iniciará no próximo sábado, das 14 às 18 horas. Resolvemos fazer no final de semana, já que muitas pessoas estudam e trabalham e não tem tempo durante a semana. A inscrição é gratuita e quem for menor de idade precisa da autorização dos pais ou responsáveis. Quem tiver alguma dúvida, pode entrar em contato no 3223-3596 e 9959-8576.

Sair da versão mobile