Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Com renúncia de Bento XVI, começa oficialmente o período de Sé Vacante

Papa0103A renúncia do Papa Bento XVI começou a valer oficialmente às 20h desta quinta-feira (28) no Vaticano, 16h de Brasília. Começa assim o período da Sé Vacante, em que a Igreja Católica fica provisoriamente sem líder-geralmente por conta da morte de um Papa e, neste caso excepcional da renúncia.

 A guarnição da Guarda Suíça que acompanhou Bento XVI à residência papal de Castel Gandolfo se retirou do local, e a bandeira papal branca e amarela foi abaixada.

O pequeno destacamento da Guarda Suíça, em frente à residência papal no Vaticano, fechou a porta dos aposentos papais, que só voltarão a ser ocupados pelo próximo pontífice. O site do Vaticano  também registrou a situação de Sé Vacante.

Bento XVI deixou o Vaticano cerca de 3h antes rumo à casa, onde deve ficar cerca de 2 meses.

Após este período, o agora Papa Emérito, que continuará usando o nome de Bento XVI, vai se estabelecer em um mosteiro no Monte do Vaticano.

Agora, os cardeais se organizam para escolher o sucessor, após os oito anos de pontificado de Bento XVI, marcados por controvérsias e escândalos.

O decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano, deve convocar formalmente nesta sexta-feira, o conclave. As primeiras reuniões para definir a data de início devem ocorrer em 4 de março, segundo a Rádio Vaticano.

‘Peregrino’ – Ao chegar à pequena vila de Castel Gandolfo, a 30 Km de Roma, Bento XVI disse aos fieis que o esperavam que agora não é mais pontífice, “mas um simples peregrino encerrando seu caminho nesta terra”.

“Obrigado por sua amizade e seu afeto. Como vocês sabem, hoje é um dia diferente dos anteriores. Eu só serei o Sumo Pontífice da Igreja Católica até as 20h. Depois disso, serei simplesmente um peregrino que está começando a fase final de seu caminho nesta terra”, disse o alemão Joseph Ratzinger, de 85 anos, da sacada, antes de se recolher ao edifício.
Bento XVI tinha deixado o Vaticano, em um helicóptero da Força Aérea Italiana, às 17h07 locais (13h07 de Brasília).

Antes de embarcar, o pontífice recebeu adeus no Pátio de São Damásio de um grupo da Guarda Suíça e de seus colaboradores da Secretária de Estado.
Os sinos do Vaticano e de todas as basílicas de Roma soaram durante a decolagem do helicóptero, sob aplausos de cardeais, outros religiosos e fiéis. (G1/SP)

Sair da versão mobile