Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Educadores participam no Acre do Fórum de Educação e da Undime

UNDINAcontece desde ontem (6) até hoje, no auditório da Secretaria Estadual de Educação (SEE), o XIII Fórum Estadual Undime/AC e a 1ª Reunião de 2013 do Fórum Estadual de Educação. Durante os dois dias, ações e atividades serão debatidas entre gestores e dirigentes. Além disso, será discutido sobre o calendário das conferências municipais e estadual e o projeto de lei que propõe a regulamentação do regime de colaboração, o qual será encaminhado à Aleac.

Uma das missões do Fórum é coordenar as futuras conferências municipais e estaduais de educação, acompanhar e avaliar as decisões tomadas e promover a interação necessária entre os fóruns de educação, explicou Daniel Zen. “Todos os secretários municipais de Educação estão reunidos para discutir metas, pactuações da educação infantil e as parcerias necessárias, já que a maioria deles são novos. Temos um estudo feito que será apresentado hoje sobre a equivalência das metas do plano nacional de educação, com as metas dos futuros planos municipais e estadual, de que forma são adequados esses planos para as metas propostas no Plano Nacional de Educação (PNE). Várias proposições serão apreciadas e aprovadas, para seus devidos encaminhamentos práticos”.

A União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) representa os gestores responsáveis pela educação municipal de todo país. Há 26 anos trabalha com articulação, mobilização e integração dos dirigentes para construir e melhorar a educação pública. O tema deste ano é “Construindo Planos Municipais de Educação”. Eva Isquierdo, secretária executiva da Undime explicou o objetivo do fórum. “Iremos debater alguns pontos da educação e dos programas do MEC. Hoje estarão presentes 4 palestrantes de fora. Os secretários ouvirão direto da fonte os conhecimentos que não chegam até eles. É um grande momento de trocas de experiências dos municípios. Com o fórum estadual de Educação, iremos somar mais ainda. Além disso, iremos apresentar a prestação de contas da contribuição anual que cada município distribui e aprovar o plano de trabalho bienal”.

Márcio Batista, vice-prefeito e secretário municipal de Educação, disse que o Acre precisa avançar nos resultados da educação. “Os municípios que têm atribuições muito completas, no sentido de responsabilizarem pela oferta de vagas em creches, pré-escolas e no 1º ciclo do fundamental, estarão discutindo todos os desafios. Os planos ficarão estruturados e a sociedade terá a Educação com perspectivas muito positivas de avanço para os próximos 10 anos. Os números de Rio Branco e do Estado são satisfatórios, tanto que nós somos uma das 5 referências do Brasil quando se trata de educação. Isso não nos retira a vontade de continuar avançado, ainda temos demandas reprimidas e necessidades que precisam ser atingidas”, finalizou ele.

Sair da versão mobile