Um estudo divulgado recentemente, pela Revista Exame, comprova o que muito acreano vê no seu dia a dia: Rio Branco é, em termos proporcionais, a capital brasileira que mais têm adeptos da religião evangélica do país. Com efeito, a pesquisa – feita pelo método da análise de dados do censo 2010 do IBGE – revela que 39,54% (ou seja, mais de 120,8 mil pessoas) de religiosos que vivem na capital acrea-na se declaram evangélicos.
Basicamente, a cidade, em termos de religiosidade, é dividida entre o catolicismo e o evangelismo. Os católicos, conforme o levantamento da Exame, ainda têm uma leve vantagem em relação aos evangélicos. Eles detêm a maior fatia de religioso da maior cidade acreana: 40,44%, o que representa mais de 122 mil fiéis católicos.
Juntos, os católicos e evangélicos são responsáveis por quase 80% (4/5) dos religiosos de Rio Branco. Os demais 20% (1/5) são de pessoas que se declaram adeptas do Espiritismo (1,02% dos rio-branquenses); das religiões de matrizes africanas Umbanda e Candomblé (0,05%); 3,25% declararam ter outras religiões (ateísmo, daimismo, etc); e 15,51% disseram não seguir religião nenhuma ou preferiram não declarar qual é a sua religião.
A maior conclusão do estudo da revista é que o Evangelismo é a religião que mais cresce no país, em especial na Região Norte. Depois de Rio Branco, as capitais que mais têm evangélicos são: Manaus/AM (35,19%); Palmas/TO (32, 77%); Porto Velho/RO (32, 16%); e Boa Vista/RR (30,09%).
Já em um paronama nacional, os evangélicos representam 42,3 milhões (pouco mais de 27%) da população brasileira. São Paulo é, quantitativamente, a cidade que tem mais fiéis do Evangelismo: 2,3 milhões. O estudo da Exame reporta que os católicos ainda são a maioria no país, com 64,6% (mais de 106 milhões) da população brasileira.