O Dia Internacional da Mulher foi na última sexta-feira e ele serviu para abrir os olhos de todo o Brasil sobre as conquistas das mulheres nos últimos anos. Várias pesquisas foram divulgadas para comprovar este desenvolvimento da participação feminina na sociedade. Uma das mais interessantes foi a do Serasa Experian, que revela o número de mulheres sócias ou proprietárias de empresas no país. Segundo tal estudo, 6 milhões delas fazem parte deste grupo de pessoas.
O Acre não aparece muito bem no levantamento. O Estado ocupa a 26º colocação na pesquisa, com cerca de 12 mil mulheres empreendedoras. Isso representa, em termos absolutos, uma participação das acreanas de 0,20% do universo de 6 milhões de empresárias em todo o país. Apenas Roraima, com uma taxa de 0,17%, tem uma participação menor do que a do Acre.
A lista com os estados menos representativos segue, depois de Roraima e do Acre, com o Amapá (0,24%); Tocantins (0,36%); Sergipe (0,62%); e Rondônia (0,63%). Na outra ponta da tabela, as unidades federativas com maior participação entre as empresárias brasileiras são: São Paulo (que concentra 30,91%, quase um terço delas); Minas Gerais (10,93%) e Rio de Janeiro (9,51%).
Já em termos proporcionais (que é sempre onde o Acre melhora seus dados), o desempenho das acreanas é um pouco melhor. As empreendedoras representam, aqui no Estado, 1,58% da população de todo o Estado (ou seja 1.578 empresárias acreanas pra cada 100 mil habitantes). Em São Paulo, o campeão de representatividade, este mesmo número proporcional é de 4.520 mulheres empreendedoras para cada 100. Mil habitantes (três vezes maior).
Sobre o perfil destas mulheres de negócios, o mais importante a se ressaltar é que mais da metade delas em todo o país são microempresárias entre 31 e 50 anos.