X

Feira do Peixe oferece 113 mil quilos de pescados na Semana Santa

Segundo a tradição, durante a Semana Santa, a igreja prescreve a abstinência de carne vermelha.  Com isso, a população já está procurando nas feiras e supermercados um dos produtos mais consumidos nessa época: o peixe.

No sábado, 23, a Central de Comercialização e Abastecimento de Rio Branco (Ceasa) iniciou a Feira do Peixe, realizada pela Prefeitura de Rio Branco, Governo do Estado e Governo Federal, através do Ministério da Pesca e Agricultura. Em 2012, 100 toneladas de pescado foram comercia-lizadas. As expectativas para 2013 são boas, afirmou Paulo Sérgio Muniz, diretor da Ceasa. “Cerca de 40 piscicultores participarão da feira e a estimativa é vender 113 toneladas de pescado durante esses dias. Para produtos hortigranjeiros, que são as frutas, legumes e verduras, pretendemos vender 180 toneladas. Isso envolve os piscicultores, pescadores, produtores familiares, atacadistas e comerciantes”.

A feira acontece até a sexta-feira, às 12 horas. “Pedimos que a população venha e participe. A oferta de produtos será variada e os preços bastante acessível à população”, disse Paulo.

No Mercado Elias Mansour, a procura pelo peixe ainda é pouca, afirmou a vendedora Aleluia Fernandes. “A procura ainda está pequena, as pessoas deixam para comprar a partir de segunda. Na quarta-feira e quinta-feira são os melhores dias de venda, há muita procura”.

A vendedora explicou que os preços serão iguais ao da Ceasa. “O secretário de Agricultura Mário Jorge Fadell veio conversar com a gente e pediu para baixarmos o preço. Lá eles são produtores, é melhor e aqui nós somos apenas os vendedores. Mesmo assim, baixamos. Tem peixe custando a partir de R$ 8,00 e tratado”.

O vendedor José Rodrigues trabalha no mercado desde 1986. Como o bacalhau, um dos peixes mais procurados, tem um preço alto, José teve uma ideia. “O bacalhau é muito caro, então os peixes como o dourado, jundiá e surubim eu vendo seco. O gosto é muito parecido e o preço bem mais em conta. Há muita procura, vendo bastante”.

Não só o peixe é consumido na Semana Santa. Os supermercados também já estão preparados para as vendas, disse Aludson Pereira, gerente do supermercado Varejão. “Além do peixe, vendemos muito o milho branco e amarelo para canjica e mugunzá e os ovos de páscoa. As vendas estão normais, mas esperamos aumentar no decorrer da semana”.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: