Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo do Acre garante tratamento de câncer para mais de 4 mil pacientes

Boa vontade e responsabilidade é o que tem de sobra os profissionais que atuam no Hospital do Câncer no Acre (Unacon). Aliados a isso vem o compromisso do governo do Estado para garantir à população atendimento necessário para essa patologia.
hospital de cancer foto arison jardim-1 - Cópia
O hospital que tem seis anos de existência oferece atendimento de qualidade. Nos primeiros anos de funcionamento já realizava tratamento para cerca de 800 pacientes, zerando a fila de espera do TFD para radioterapia e quimioterapia, além de ser referência para a região norte.

A instituição já cadastrou cerca de 4.200 pacientes, desses 8% são crianças. Realiza uma média de 600 quimioterapias por mês, e 3 mil consultas, além de receber uma média de 60 casos novos ao mês.
A unidade conta com equipamentos de última geração para atender os pacientes que fazem quimioterapia e radioterapia. Esses equipamentos são necessários para garantir um tratamento de qualidade e o diagnóstico preciso. Na radioterapia inclui a braquiterapia, uma forma especial de tratamento com radiação ionizante usada para tratar pequenos volumes de tumor no corpo.

“Além dos equipamentos, também contamos com uma estrutura organizada com salas de urgência e emergência, importante para a resolutividade e agilidade nos atendimentos e diagnósticos dos pacientes. Para as crianças temos uma brinquedoteca para que elas fiquem mais a vontade”, diz o diretor clínico do Hospital do Câncer, Antônio Vendetti. 

O diretor comemora a entrega de uma segunda máquina de radioterapia pelo Ministério da Saúde. “Nós vamos ganhar mais um aparelho para realizar radioterapia, uma das máquinas mais modernas do mundo, e será doada pelo Ministério da Saúde, através do projeto de expansão de radioterapia nacional. Já estamos fazendo a licitação para a construção da sala que irá abrigar esse equipamento”, comemora Antônio.

Antônio diz ainda que o hospital é referência regional para o sul da Amazônia, somando tudo isso equivale há um território com cerca de 1,5 milhão de pessoas, além de atender pacientes que vem de outros estados do sul e sudeste do Brasil, o hospital atende também pessoas de outros países como Bolívia e Peru.

Mais tecnologia e recursos humanos – O Hospital evolui na qualidade de atendimento agregando novos profissionais como cirurgiões oncológicos, mastologistas, cirurgião plástico, equipe multidisciplinar – fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogo, assistente social – e ofertando serviços como a reconstrução mamaria, sendo a única unidade no Brasil que não tem fila para esse procedimento.

Para a gerente geral da Unacon, Mirian Késia Labs, todos os avanços são frutos dos investimentos do governo do Acre no hospital. “Deixamos de oferecer só os serviços de quimioterapia e radioterapia para tratar de todos os tipos de câncer, dispondo de uma alta tecnologia com medicações variadas para cada tipo de doença”, garante Késia.

Maior incidência – Os tipos de câncer com comportamentos agressivos mais incidentes entre os homens são o de próstata, estômago e pulmão. Entre as mulheres, colo do útero, mama e pulmão. (Marcelo Torres / Assessoria Sesacre)

Sair da versão mobile