Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Incra promove reunião com invasores da Campo Alegre

A reunião ocorrida no fim de semana em Capixaba, com invasores da Fazenda Campo Alegre foi o primeiro trabalho de campo do superintendente recém-empossado no Incra/AC, Engenheiro Agrônomo Idésio Luiz Franke.

O encaminhamento de propostas pra resolver o impasse com as cerca de 90 famílias invasoras atende determinação dos governos do Estado e presidência do Incra, já que a área invadida está destinada para assentamento das famílias brasileiras que habitam a faixa de fronteira boliviana.

Da reunião participaram servidores do Incra encarregados de tratar das questões do assentamento na Campo Alegre, secretários municipais, vereadores, lideranças de movimentos sociais e representantes comunitários. O primeiro passo foi criar uma comissão pra acompanhar tudo que envolve o impasse.

Na atual fase a questão da invasão está sendo analisada pela Justiça Federal para fins de reintegração de posse, tendo em vista que área de aproximadamente 3.100 hectares foi adquirida pelo Incra através de desapropriação, para posterior assentamento de famílias que estão incluídas no Plano Emergencial Brasil/Bolívia.

A aquisição da área pelo Incra vai mais além da finalidade da Reforma Agrária pois envolve questões diplomáticas como o reassentamento dos brasileiros que estão sendo expulsos das terras bolivianas.

O superintendente Idésio Luiz Franke disse que enquanto gestor público a serviço do cidadão, concentrará esforços pra encontrar a melhor solução do conflito agrário e como filho de agricultor está sensível a todas as dificuldades enfrentadas pelo homem do campo.

“A criação da comissão vai garantir transparência no acompanhamento das decisões administrativas e judi-ciais, analise do perfil como beneficiário ao Programa Nacional de Reforma e ações do Incra na resolução do impasse”, ponderou. (Assessoria Incra/AC)

Sair da versão mobile