Representantes de diversos distritos de Porto Velho e do interior de Rondônia decidiram que vão aguardar até o dia 30 de julho deste ano para que a bancada federal, o Governo do Estado e o município de Porto Velho intervenham na questão das emancipações distritais. Caso isso não ocorra a BR-364 será fechada em vários pontos distintos por tempo indeterminado.
A decisão constou na ata assinada por moradores, políticos e representantes distritais na audiência pública promovida pelo Movimento Pró-Emancipação de Extrema e Tarilândia, distritos pertencentes, respectivamente a Porto Velho e Jaru.
A audiência foi realizada no Ginásio de esportes da Escola Municipal 13 de Maio e contou com a participação de aproximadamente mil moradores e pessoas vindas vindas de várias cidades de Rondônia e Acre que também sonham com a emancipação de seus distritos.
Segundo o coordenador do Movimento Pró-Emancipação, Aparecido Bispo, “enquanto não houver instalação do município não iremos aceitar eleições por aqui e buscaremos manifestações radicais para sermos reconhecidos”.
O encontro foi prestigiado por várias autoridades que falaram um pouco sobre a atual situação de Extrema e a forma como pretendem trabalhar as articulações em Brasília. A ideia de fechar a BR-364 foi aceita pela maioria, mas não agrada alguns parlamentares que preferiram o diálogo e evitar confrontos com a polícia e prejuízos causados pelo desabastecimento de mercadorias.
Extrema de Rondônia é um distrito de Porto Velho, que encontra-se na luta para transformar-se no 53º município do Estado. O plebiscito consultando a criação do novo município já foi realizado, resultando em 170 004 eleitores votando pelo “sim” e apenas 18 853 pelo “não”.
Apesar de já ter sido criado através da Lei 2.264/2010, em março de 2010, e ter orçamento aprovado para sua implantação, até o momento não houve manifestação do Governo de RO.
Caso seja realmente criado, o município será formado pelos distritos de Extrema (sede), Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã e Fortaleza do Abunã. Tem uma área de 5.515,87 km², cerca de 2,32% da área total do Estado e sua população estimada é de 9.847 habitantes.