Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais de 20 mil acreanos recorreram ao Procon em 2012

ProconEm alusão ao Dia Internacional do Consumidor, comemorado ontem, 15 de março, a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Acre lançou o site do órgão, que trará mais agilidade aos consumidores, e divulgou a lista de empresas com mais reclamações.

De acordo com o relatório do órgão, as áreas mais reclamadas são produtos, assuntos financeiros e serviços essenciais. Já os assuntos mais reclamados são aparelho celular, financeira e banco comercial. Problemas como a garantia de produtos, cobranças indevidas e entrega de documentos aos consumidores são os mais comuns.
A procura pelos consumidores no órgão cresceu significadamente nos últimos três anos. Em 2012, foram atendidos no total 20.236. Vanuza Messias, diretora do órgão, acredita que esse crescimento nas reclamações se deve através do conhecimento dos direitos e deveres dos consumidores. “É um número bastante crescente de reclamações, isso quer dizer que o Procon é um órgão que tem credibilidade e que as pesssoas estão buscando mais os seus direitos”.

Dos 20.232 atendimentos em 2012, a maioria foi solucio-nado. “Tivemos uma resolução de 82%. Com certeza o Procon goza de uma credibilidade bastante grande e ampla no mercado do consumo. Então não é nada mais justo que os demais municípios tenham um órgão de proteção e defesa do consumidor. Estamos em uma parceria com a Oca, que já está em fase de licitação, para que os Procons Móveis se desloquem para todo o Estado, fazendo o atendimento, além da retirada de carteira de identidade, trabalho, CPF. Vamos levar os serviços oferecidos na Oca à comunidade”, explicou a diretora.

Com a criação do site, os consumidores podem esclarecer várias dúvidas sem precisar ir ao Procon, frisou Vanuza. “Estamos facilitando para todos com a abertura de um site. As informações que os consumidores procuram no órgão estão no site, sem sair de casa fazer sua pergunta ou questionamento, saber como deve proceder e requerer o resarcimento de algum produto. Isso vai melhorar bastante”.

A Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) é a campeã de reclamações no Procon, com 132. “É a terceira vez consecutiva que a Eletroacre é a mais demandada. Na nossa pauta de audiência, temos uma sala disponível somente para consciliação com a Eletroacre”, disse Vanuza.

O vice-governador César Messias destacou que o órgão precisa ser instalado nos demais municípios do Estado. “O que falta é a decisão políticas dos prefeitos para o Procon se instalar nos municípios. Já foi buscado parceria no sentido de qualificar pessoas e doação de equipamentos, mas falta a determinação dos gestores. Em 2011 o Procon foi para Cruzeiro do Sul no atendimento intinerante e em apenas cinco dias foram feitos quase 500 atendimentos no município. As reclamações estão em todos os lugares e se o órgão estivesse presente em todo o Estado, os desencontros entre o empresário, vendedor, empresas e consumidores seriam resolvidos com mais facilidade”.

Sair da versão mobile