Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Março, abril e maio serão marcados por chuvas na Amazônia, diz Sipam

Os meses de março, abril e maio terão bastante chuva na maior parte da Amazônia, de acordo com o Boletim Climático de análise e previsão climática realizado pelo Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) e divulgado nesta segunda-feira (4). O período também será marcado pela atuação da Zona de Convergência Interpropical (ZCIT), que é responsável por grande parte das chuvas na Amazônia.
Chuvas estarão acima dos padrões climatológicos Foto Mônica Dias G1 AM
O prognóstico sazonal para o trimestre de março, abril e maio mostra que as chuvas estarão acima dos padrões climatológicos no Acre e Amapá, no oeste do Amazonas (no início do trimestre), e no norte do Pará, Rondônia e do Maranhão. Abaixo dos padrões climatológicos no sul do Maranhão, no leste do Mato Grosso e em grande parte do estado de Tocantins. Nas demais áreas da Amazônia as chuvas deverão ocorrer dentro dos padrões climatológicos.

Em março, Roraima terá os menores índices pluviométricos, caracterizando o final da estação seca no Estado. A partir de abril, o sul da Amazônia inicia a transição para a estação seca. Já no mês de maio, ampliam-se as áreas com registros mensais de chuva inferiores a 100 mm, abrangendo desde o Maranhão até o Acre. Neste período, a ZCIT está deslocando-se para o hemisfério norte e os máximos de chuva ficam restritos à faixa norte da Amazônia. (G1/AM)

Sair da versão mobile