Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Materiais de construção e veículos fazem varejo acreano abrir 2013 com alta de 14,8%

O varejo do acre começou com números positivos neste ano. Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na manhã de ontem, dia 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista do Estado abriu janeiro de 2013 com uma alta de 2,2% sobre o mesmo mês de 2012, subindo de 104,1 pontos no seu volume de vendas para 106,4.

Desta forma, o Acre teve o 2º pior desempenho apontado pela PMC, atrás apenas do Piauí (1,4%).  E mais: ficou mais de 2 vezes e meia, ou 3,7 pontos percentuais, abaixo a média nacional – que foi de 5,9% sobre janeiro de 2012 – para o volume de vendas do varejo do mês retrasado.

Mas nem tudo é motivo para pessimismo. Com esta taxa, dá pra dizer que o comércio acreano se manteve quase estável e que isso poderia significar mais um ano comum para o setor. No entanto, nos 2 outros índices da pesquisa do IBGE, os números do comércio acreano melhoram bastante. No chamado ‘varejo ampliado’ (aquele que leva em conta as vendas de veículos e de materiais de construção), o setor teve um salto de 14,8% em janeiro. Assim, o varejo ampliado local teve o 2º melhor índice do país, perdendo apenas para o Mato Grosso do Sul (15,9%).

Outro número positivo do comércio varejista acreano é o de percentual de altas acumulado dos últimos 12 meses. De acordo com o estudo do IBGE, o setor acreano teve um acréscimo de 12% entre fevereiro de 2012 até janeiro deste ano.  Isso significa que, a longo prazo, o varejo do Acre possui o 5º melhor desempenho entre os estados brasileiros, atrás apenas de Roraima (24,8%), Amapá (17,5%), Mato Grosso do Sul (16,9%) e Tocantins (14,5%).

Já no último critério de avaliação da PMC, a da receita nominal do varejo acreano, janeiro deste ano teve uma alta de 7,5% e os últimos 12 meses fecharam com acréscimo de 16,3% no Acre.

Sair da versão mobile