Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Multas do Ibama no Acre serão eletrônicas

 A Superintendência do Ibama no Acre encerrou esta semana a capacitação de todos os servidores ligados à fiscalização ambiental  no Estado do Acre, na utilização do Auto de Infração Eletrônico.

 As competências e valores das multas não serão alterados, o que mudou foi o modo como serão aplicadas. Não serão mais utilizados blocos de papel e caneta para aplicação das sanções, mas sim um aparelho eletrônico digital (PDA), onde todas as informações serão colhidas e lançadas diretamente  nos Sistemas do órgão, em sua rede interna na internet.

 O PDA, além de lavrar autos de infração (multa), notificações, termos de embargo, apreensão, destruição, dentre outros, também é capaz de tirar fotografias no local da infração, e possui um GPS acoplado, para registrar as coordenadas geográficas de onde ocorreram os ilícitos. Permite ainda a navegação em mapas, em tempo real, e a rastreabilidade de rotas de deslocamentos das equipes de campo servindo como instrumento de comunicação entre as equipes e unidades do Ibama, já que funciona também como aparelho de telefone.

 O uso da nova tecnologia garante eficiência e redução do tempo de preenchimento do auto de infração e de seu cadastramento no sistema do IBAMA, bem como a redução de recursos administrativos e judiciais decorrentes de possíveis equívocos no ato da lavratura do auto de infração, seja em função da escrita ilegível, seja por indicação incorreta da legislação infringida.

 Para o Superintendente do IBAMA no Acre, Diogo Selhorst, o Auto de Infração Eletrônico é mais um passo para a modernização do órgão, que também implantou o sistema digital de processos e documentos, mantem a modernização constante da frota de veículos, aeronaves e armamentos, a ampliação de ações de inteligência, tudo para garantir mais eficiência na proteção do meio ambiente, dentro das competências federais.

Sair da versão mobile