X

Nível do Rio Acre passa dos 14 metros

O nível do Rio Acre na Capital volta a preocupar as autoridades do Estado. Na medição das 14h da tarde de ontem, o Rio Acre registrava um volume de 14,11m. Isto é, 11 cm acima da chamada cota de transbordamento. Desde a tarde de sexta-feira, 22, com um forte volume de chuvas que caiu em todo o Estado, o rio ganhou mais água e passou a quase transbordar. Os quintais das casas de vários bairros da cidade já começaram a ficar cobertos pela água do rio.

No restante do Estado, um boletim oficial emitido ontem pelas assessorias de Comunicação do governo e da prefeitura informou que Tarauacá estava com 8,74m, Cruzeiro do Sul com 12,88m, Sena com 14,66m, Brasiléia com 8,56m e Assis Brasil com 10,92m.  

Por causa do alto nível do rio, o governador Tião Viana se reuniu na manhã deste sábado com os representantes dos órgãos que integram a sala de resposta a Eventos Críticos Relacionados a Enchentes: Defesa Civil esta-dual e municipal, Corpo de Bombeiros, Sema, Sesp, Ufac, Casa Civil e Gabinete Militar. O objetivo foi reforçar as ações preventivas, para garantir ‘reações rápidas’ do poder público e o mínimo de danos possíveis, caso o Rio Acre encha mais ainda.

Tião pediu para organizarem um painel para elaborar uma estratégia estadual de Defesa Civil. O governador tomou a decisão após ouvir as previsões do ten-cel. George Santos de que o rio deve ganhar mais volume nos próximos dias. “É certo que o nível do Rio Acre vai continuar subindo porque esta água que está em Assis Brasil tem que passar por aqui”, disse ele.

Ainda ontem, à tarde, o prefeito Marcus Alexandre começou uma série de visitas para verificar in loco a situação dos bairros. Os 2 primeiros foram o Airton Sena e a Baixada da Habitasa, que são os dois primeiros bairros mais atingidos. No Airton Sena, já começaram a retirar os primeiros desabrigados.

O Parque de Exposições já está preparado com 112 boxes para atender as famílias A Defesa Civil desde ontem já começou a percorrer os bairros atingidos para ajudar na retirada. Caso as pessoas precisem de ajuda, basta ligar para o nº 193.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: