Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Nível do Rio Acre volta a subir e situação é de alerta

BombeirosDepois de alguns dias estabilizado, o nível do Rio Acre voltou a subir. Após atingir 7.96 m, menor cota do mês de fevereiro, o rio subiu quase 6 metros em 12 dias. Em Assis Brasil e Brasiléia, as cabeceiras apresentaram vazante, com 5.71m e 4.98m respectivamente. Já o Riozinho do Rôla, principal afluente do Rio Acre, está oscilando bastante e as réguas apresentaram a medição 13.95m.

O rio está próximo a atingir a cota de alerta, que é de 13.50m. “O rio está na situa-ção de subida desde o dia 27 de fevereiro. No domingo ele chegou a 13.39 m, faltando somente 11 centímetros para atingir a cota de alerta. Ontem ele apresentou 13.38m, baixando apenas um centímetro. Ano passado, nesse mesmo período, o nível estava em 13.96m”, explicou o tenente-coronel George Santos, coordenador municipal da Defesa Civil.

George Santos destacou que não está descartada uma enchente. “A situação ainda é de alerta, pois já tivemos enchentes nos meses de março (2010) e abril (2009 e 2011). Em março, temos 29% de probabilidade de acontecer uma enchente e em abril temos 18%. Por determinação do prefeito, continuamos com a estrutura montada”.

Para evitar surpresas, os órgãos estão preparados. “Passamos todo esse período monitorando o nível do rio. Por enquanto nenhuma residência foi atingida, apenas alguns quintais. Não podemos desmobilizar, o sistema continua com os trabalhos. Os 102 boxes construídos no Parque de Exposições continuam e as equipes da Secretaria de Obras, Assistência Social e Saúde, além da Emurb e Semsur estão a postos caso seja necessário uma mobilização”, ressaltou o coordenador.

Há previsões de chuva para os próximos dias. “Temos a previsão de curtos períodos de sol, com pancadas de chuvas e trovoadas a qualquer hora até o final desta semana”, concluiu George.

Sair da versão mobile