Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Novo pontífice é latino-americano e bispos aprovam nova escolha

Papa novoA escolha do Papa argentino Jorge Mario Bergoglio nesta quarta-feira (13) durante a 5ª votação no conclave, após a renúncia de Bento XVI, foi considerada “estupenda” pelo arcebispo emérito de Porto Velho, dom Moacyr Grechi. O novo Papa tem 75 anos e é o primeiro latino-americano a ser escolhido para o cargo.

“O fato dele ser latino-americano não causou supresa. Ele é visto com bons olhos, é humilde. Em Buenos Aires só anda de ônibus. Estupenda, não podiam fazer escolha mais bonita”, disse o arcebispo emérito.

Dom Moacyr relata que esteve há poucos meses com o eleito e pode perceber o quanto é respeitado e sábio. “Tive a oportunidade na assembleia de Aparecida/SP de estar com ele e é muito brincalhão. Ótima escolha”, diz o arcebispo emérito.

A escolha do nome Francisco I foi acertada pois, segundo dom Moacyr, significa símbolo do amor a Jesus “uma figura do milênio”.

Dom Moacyr Grechi é vice-presidente da Comissão Episcopal da Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; foi arcebispo de Porto Velho por 13 anos, deixando o cargo ao completar 75 anos. Durante 27 anos, foi arcebispo de Rio Branco/AC.

Perfil
Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Jorge Mario Bergoglio formou-se engenheiro químico, mas escolheu posteriormente o sacerdócio, entrando para o seminário em Villa Devoto. Em março de 1958, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus (jesuítas). Em 1963, ele estudou humanidades no Chile, retornando posteriormente a Buenos Aires.

Entre 1964 de 1965, Bergoglio foi professor de literatura e psicologia no Colégio Imaculada Conceição de Santa Fé e, em 1966, ensinou as mesmas matérias em um colégio de Buenos Aires. De 1967 a 1970, estudou teologia.

Em 13 de dezembro de 1969, foi ordenado sacerdote. (Taísa Arruda, do G1/RO)

Sair da versão mobile