5 de junho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

5 de junho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Prefeito Marcus Alexandre garante parceria com a Associação Riobranquense de Deficientes Físicos

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
04/03/2013 - 18:10
Manda no zap!CompartilharTuitar

A melhoria na prestação do transporte coletivo para eles, a acessibilidade, prioridade de atendimento nas unidades de saúde, criação de um departamento da pessoa portadora de necessidades especiais e um desvio na linha dos ônibus que passa na Avenida Antônio da Rocha Viana, para atender a sede da Associação, que fica próxima ao Horto Florestal, foram alguns das pautas tratadas na reunião entre o prefeito Marcus Alexandre e equipe, vereador Marcelo Jucá e membros da Associação Riobranquense de Deficientes Físicos, na última sexta feira à noite. Logo na entrada da sede da entidade, na Rua José Maria Rios, o prefeito garantiu que calçadas com rampas para garantir a acessibilidade serão feitas no local pela Emurb.
Associação dos Deficientes 1 1
O presidente da Associação que tem 650 membros, Robervaldo Rodrigues, diz que as ações desenvolvidas pela prefeitura desde o início da administração de Marcus Alexandre, como acessibilidade, chamaram a atenção da entidade, que solicitou a reunião com o prefeito para pactuar parcerias. “Vimos que algumas das reivindicações, como a acessibilidade, já fazem parte das ações desenvolvidas pela prefeitura, e queremos marcar novos passos”.

Neste quesito o prefeito relatou que várias intervenções são feitas em avenidas estruturante como a Antônio da Rocha Viana e Marechal Deodoro, onde obstáculos estão sendo retirados e rampas sendo construídas. Os serviços vão chegar também na Getúlio Vargas, Ruas Minas Gerais, Rio de janeiro, entre outras. O prefeito anunciou a criação, até o fim de março, de um programa de construção e recuperação de calçadas. Serão feitos quatro quilômetros de calçadas em locais com grande concentração de pessoas, como a OCA, o Terminal Urbano, mercados, espaços públicos e escolas.

Com relação ao transporte coletivo, a reclamação é que as empresas afirmam que mais de setenta por cento da frota de ônibus é adaptada para transportar cadeirantes, mas segundo a Associação, os motoristas sempre alegam que não têm a chave para ativar a rampa ou não sabem lidar com o equipamento. A espera por ônibus com rampas funcionado, relatam é sempre grande. A outra opção, duas Kombis que fazem o transporte para portadores de deficiência severa, também apresenta problemas: atualmente só uma Kombi está em funcionamento e a única ativa, não tem ar condicionado e tem que transitar fechada.

Segundo o presidente da Associação Robervaldo Rodrigues, o fato da Kombi ter que andar fechada e sem ventilação alguma, pode ocasionar problemas de saúde para as pessoas que necessitam do transporte. O prefeito Marcus Alexandre se comprometeu em cobrar dos empresários, mais compromisso com o transporte para as pessoas com deficiência. “São justamente essa pessoas que mais precisam de qualidade na prestação desse serviço que garante o direito de ir e vir”. As rampas têm que funcionar e os funcionários têm que ser capacitados para lidar com os equipamentos dos ônibus. Vamos cobrar mais qualidade. 

O superintendente da RBTRANS, Ricardo Torres, explicou ainda que um concurso, que será realizado para a autarquia do município responsável pelo trânsito e transporte, vai possibilitar, com a contratação de mais servidores, a ampliação na fiscalização do transporte coletivo. Lembrou que várias ações já estão em andamento para modernizar o sistema na capital, como o aumento da frota com ônibus alongados e sanfonados, que nos próximos dias entrarão em funcionamento, e o monitoramento da frota por GPS. Esta semana foram instalados no Terminal Urbano, dois dos 16 painéis informativos, que vão funcionar no local. Os painéis informam o horário de chegada dos ônibus por linha. Outro painel já está em funcionamento na Oca e logo os pontos mais movimentados também ganharão painéis. O prefeito Marcus Alexandre, lembrou que a acessibilidade faz parte de seu Plano de Governo, elaborado em parceria com a sociedade civil organizada e submetido à população durante a campanha eleitoral.     

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O vereador Marcelo Jucá, que intermediou a reunião, se disse satisfeito com o resultado, já que a parceria foi firmada. “Esse comprometimento do prefeito era justamente o que esperávamos”. O presidente da Associação, Robervaldo Rodrigues, afirma que a reunião deu ânimo para os associados. “Sabemos que isso foi só um ponto de partida, mas temos certeza das conquistas que essa parceria vai render”.

Em reunião marcada para a próxima semana, outras pautas, como a criação da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, serão tratadas pelas equipes da Prefeitura de Rio Branco e da Associação Riobranquense de Deficientes Físicos. (Ascom PMRB)

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Márcio Bittar aposta na derrubada dos vetos à Lei dos Royalties, amanhã

Próxima Notícia

Oi TV reforça grade de programação do seu pacote de entrada com mais quatro canais em HD

Mais Notícias

“É o meu povo sendo respeitado”, celebra Mapu Huni Kuin sobre participação no Txai Amazônia
Destaques Cotidiano

“É o meu povo sendo respeitado”, celebra Mapu Huni Kuin sobre participação no Txai Amazônia

04/06/2025
Rio Branco sedia pela primeira vez um dos maiores eventos internacionais de jiu-jitsu
Destaques Cotidiano

Rio Branco sedia pela primeira vez um dos maiores eventos internacionais de jiu-jitsu

04/06/2025
Opas emite alerta para risco de surtos de dengue 3 nas Américas
2º destaque

Com mais de 8 mil casos e três mortes, Acre tem uma das maiores taxas de dengue do país em 2025

04/06/2025
Sebrae participa da Sessão Solene em alusão à 50ª edição da Expoacre em Rio Branco
NOTÍCIAS

Sebrae participa da Sessão Solene em alusão à 50ª edição da Expoacre em Rio Branco

04/06/2025
Calor, sol e pancadas de chuva devem marcar o fim de semana no Acre
4º destaque

Sem friagem, calor e pancadas isoladas de chuva marcam o fim de semana no Acre

04/06/2025
Ufac lança edital de apoio a estudantes-atletas paralímpicos
Geral

Ufac lança edital de apoio a estudantes-atletas paralímpicos

04/06/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Oi TV reforça grade de programação do seu pacote de entrada com mais quatro canais em HD

1ª Blitz de Sensibilização Onde Tem Lixo Não tem Turista foi realizada na Gameleira

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre