Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura de Rio Branco assume a administração do Cemitério da Cruz Milagrosa

cruz milagrosa 2A Prefeitura de Rio Branco, que administra os cemitérios São João Batista, Jardim da Saudade e do São Francisco, agora também é responsável pelo Cemitério da Cruz Milagrosa, na Estrada Transacreana. No último sábado, o prefeito Marcus Alexandre, esteve no local, onde a Semsur concluiu a limpeza, e garantiu que o local será cercado, iluminado, a capela será reformada e o acesso será asfaltado. “Esse é um dos cemitérios mais antigos da Capital e merece toda a nossa atenção, por isso assumimos agora a gestão do espaço e os moradores vão indicar duas pessoas para nos ajudar nessa missão”, relatou.

Os moradores da região do Cemitério da Cruz Milagrosa contam que o local vem sendo depredado e comemoram a medida adotada pelo prefeito Marcus Alexandre. Dona Marinete Dantas, de 60 anos, conta que a família mora na região há mais de oitenta anos e só agora ela vê o poder público se manifestar com relação à Cruz Milagrosa. “Aqui estão enterrados nossos entes queridos, mas só a gente cuidava. Agora que o prefeito Marcus Alexandre esteve aqui mesmo com chuva e na lama, acreditamos que o cemitério e a redondeza será bem cuidada”.

Os moradores da região não sabem há quanto tempo o cemitério existe, mas estima mais de cem anos. Agora a Semsur, que passa a administrar o espaço, vai fazer o levantamento da quantidade de túmulos. Nos três cemitérios já administrados pela Prefeitura de Rio Branco existem cerca de 50 mil túmulos. Os locais recebem limpeza, os túmulos são cadastrados e os enterros são registrados, o que também passa a ser rea-lidade na Cruz Milagrosa.

O deputado estadual Astério Moreira ressaltou que o local merece toda a atenção do poder público, por abrigar uma antiga comunidade.  (Ascom PMRB)
   

Sair da versão mobile