A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (a Rbtrans) potencializou o trabalho de revitalização e implantação da sinalização vertical e horizontal com equipes atuando em todas as regionais da cidade. Parte do trabalho é realizado à noite para causar o menor transtorno possível ao trânsito nas regiões de grande fluxo de veículos. As atividades, nesse contexto, são diuturnas, conforme lembrou o superintendente da Rbtrans, Ricardo Torres. “Com a sinalização estamos garantindo mais segurança não apenas para os motoristas como para pedestres e todos que utilizam as vias públicas”, disse Torres.
Além desse trabalho, várias outras medidas estão sendo adotadas para melhorar e dar mais segurança no trânsito de Rio Branco, como a redução das rotatórias das principais vias e potencialização dos equipamentos de acessibilidade, entre muitas outras ações.
As medidas fazem parte da Ação de Inverno, desencadeada no início de janeiro pela Prefeitura de Rio Branco, que tem os objetivos de manter a cidade limpa, a diminuição dos casos de dengue e melhoria da acessibilidade das vias estruturantes e vias principais dos bairros.
A Ação é executada por vários órgãos municipais: A Semsur inicia a intervenção com a limpeza e retirada de entulho. Em seguida, a Emurb, faz a recuperação do asfalto e outras alterações como a diminuição de rotatórias e a construção de calçadas com rampas de acessibilidade. A Rbtrans conclui o serviço com a implantação ou revitalização da sinalização vertical e horizontal. O trabalho é executado agora na Avenida Antônio da Rocha Viana e nas ruas próximas ao Horto Florestal.
Mudanças no Trânsito – Para garantir maior mobilidade na Capital, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Emurb e Rbtrans, continua fazendo intervenções em vários pontos da Capital. Na saída do Conjunto Manoel Julião, sentido Izaura Parente, a Emurb vai fazer o reordenamento da pavimentação e das calça-das. A Rbtrans vai facilitar a saída dos motoristas deslocando o eixo, o meio da pista um pouco mais para a esquerda, o que segundo Ricardo Torres, vai permitir que dois carros possam ter acesso a saída para a Rua Izaura Parente, com mais segurança.
Outra alteração será feira no encontro das Ruas Otávio Rôla e Belém. Atualmente a preferencial é de quem vem da Rua Belém, o que será alterado e terá a preferencial os motoristas quem vêm do Conjunto Manoel Julião.
A Avenida Getúlio Vargas também sofrerá alterações: desde o Juventus até o Bradesco, haverá restrição de estacionamento e o sentido das ruas transversais será alterado de mão dupla para sentido único, facilitando circulação e estacionamento. Já no Segundo Distrito, também haverá mudanças para facilitar a vida de quem mora e circula pelo local. Na saída do bairro Seis de Agosto, o motorista não terá que atravessar a ponte para pegar a Via Chico Mendes. Poderá virar a esquerda no semáforo da Caixa D’água, para a Via Chico Mendes.
Ricardo Torres relata que as alterações serão feitas até o fim de março. E diz ainda que por meio de parceria, Detran e Rbtrans, estudam reordenamento da rede semafórica, com a redefinição de tempo de semáforo. (Ascom PMRB)