Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rios acreanos são monitorados pela Defesa Civil, Acre e Iaco apresentam vazante

Os rios acreanos estão em constante monitoramento pela Defesa Civil. Os rios Acre e Iaco apresentaram sinais de vazante de domingo para segunda-feira, 4. Já o Rio Tarauacá, que tem a menor calha dos rios da região, subiu 26 centímetros e marca 8,56 metros.

Segundo o coronel Carlos Gundim, o Rio Taraucá tem cota de alerta de 8,50 metros e cota de transbordamento de 9 metros. “Quando o nível da água atinge a cota de alerta, todas as autoridades ficam ligadas, preparadas para agir a qualquer momento. Quando o rio passa a atingir as residências, ele atinge a cota de transbordamento, mesmo que as pessoas não sejam obrigadas a sair de casa”, explicou.

Em Rio Branco, o Rio Acre marcava 11,36 metros no domingo e na manhã de segunda-feira havia subido para 11,59m. A cota de alerta é de 13,50. Está previsto para chover 10 milimetros na capital, em áreas isoladas, mas essa chuva não deve atingir diretamente o nível do Rio Acre. “A não ser que chova nas cabeceiras. A previsão é de chuva em todo o estado pelos próximos dois dias. Estamos acompanhando toda a situação e até agora não houve nenhum pedido de remoção de famílias”, disse o coronel.

No domingo, 3, o Rio Iaco, em Sena Madureira marcava 12,30 metros, mas a segunda-feira trouxe a boa noticia: 10 centímetros a menos na cota, registrando 12,20 metros. Já o Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, está próximo da cota de transbordamento, que é 13 metros. A medição da Defesa Civil aponta 12,30 metros. (Tatiana Campos / Agência Acre)

Sair da versão mobile