Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Servidores da Ufac fazem paralisação de advertência

Os trabalhadores  dos setores técnico-administrativos da Ufac realizaram na manhã de ontem (7) uma manifestação em frente à instituição. Parte de um movimento nacional, eles reivindicam que o Governo Federal cumpra o acordo firmado em no segundo semestre do ano passado e que resultou na suspensão da greve que a categoria vinha fazendo.

De acordo com um dos membros do movimento no Acre, José Alberto Araújo Lima, embora o Executivo tenha assinado um tipo de acordo em 2012, agora quer mudar os termos.

“Foi feito um acordo com o Governo que incluiu entre outros pontos a questão da inclusão dos aposentados na reposição. Agora, para nossa surpresa o Governo manda uma minuta para a nossa associação excluindo os aposentados do reajuste e da questão do vale alimentação”, conta.

Lima considera que a Presidência da República está quebrando o acordo ao propor um reajuste só para os servidores ativos. “O governo está fazendo uma grande chantagem com a categoria. Concorda em aumentar nosso vale alimentação para R$ 760, mas quer tirar os aposentados de nossa folha de pagamento”, protesta.

Nesta quarta, em  assembleia os 260 servidores que participaram do ato decidiram que não vão aceitar a nova proposta do Governo e caso o acordo anterior não seja cumprido integralmente  entrarão novamente em greve.

Hoje existem 790 servidores administrativos na Ufac. A 1ª parcela do acordo firmado no ano passado deve ser paga no dia 1º de abril. “Se não for cumprido o acordo no outro dia entramos em greve”, conclui Lima. (Yuri Marcel, do G1/AC)

Sair da versão mobile