Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tião Viana ministra aula inaugural do curso de Doutorado Interinstitucional de Saúde na Ufac

Médico por formação acadêmica e professor doutor na área de infectologia do quadro de docentes da Ufac, o governador Tião Viana foi o convidado para ministrar a aula inaugural do curso de Doutorado Interinstitucional de Saúde na Ufac, na manhã desta segunda-feira, 4.

Tião Viana destacou que a pós-graduação aos médicos só foi possível graças às parcerias que a Universidade tem com o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que trouxe ao Acre o Doutorado Interinstitucional (Dinter) da USP.

Durante a aula inaugural o governador falou sobre a “Construção de um Sistema de Saúde Pública no Acre”. Tião falou dos desafios superados na área de saúde no Estado, avanços em setores como no Samu, que além de registrar índices satisfatórios no atendimento à população, também tem atuação num projeto de UTI Domiciliares.

“Nas ações prioritárias deste ano nós teremos o programa de Saúde Bucal e o programa de Saúde da Mulher para atender todos os municípios”, adiantou.

Guida Aquino, vice-reitora da Ufac, pediu que os profissionais que estão participando da pós-graduação deem o melhor de si. “Temos que valorizar as pessoas e, é nela que estamos investindo nesta gestão da reitoria. Daqui a 4 anos nós estaremos comemorando a formação de 21 novos doutores”, concluiu.

Assinatura de edital para pesquisas
Antes de participar da aula inaugural, o governador Tião Viana fez uma vista institucional à vice-reitora da Ufac, Guida Aquino e agradeceu a parceria institucional da instituição com o governo do Acre.

Na ocasião foi assinado um edital de pesquisa no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com Pascoal Muniz, da Fapac, os interessados devem apresentar projetos, os que forem melhor avaliados serão financiados .

O projeto que visa financiar pesquisas no Sistema Único de Saúde acontece em parceria com a Sesacre, Ministério da Saúde e CNPq. (Nayanne Santana / Agência Acre)

Sair da versão mobile