Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Laudo sobre casas noturnas deve ser entregue até o dia 22 de março

O Corpo de Bombeiros do Acre deverá entregar até o dia 22 de março o laudo técnico das 18 casas noturnas que foram vistoriadas na segunda fase de fiscalizações. Essa é a previsão do coordenador da Diretoria de Atividades Técnicas e Operacionais dos Bombeiros, coronel Albeci Coelho.

Segundo ele, apenas 3 casas noturnas permanecem fechadas, a AABB que possui restrições de público e não pode mais realizar eventos, a Posh Club que funciona embaixo de uma torre de alta tensão e não apresentou ainda um plano para corrigir as irregularidades e a Se7 Club, que funciona dentro de um posto de gasolina.

Esta última está preparando um projeto de readequação. De acordo com o dono do empreendimento, o empresário Wolney Paiva, o projeto está sendo feito por um engenheiro especialista em segurança.

No total, 38 casas noturnas foram fiscalizadas pelo Corpo de Bombeiros. Dessas, 11 foram interditadas. O restante foi liberada para  funcionamento após os responsáveis assinarem termos de compromisso.

Igrejas – Após a fiscalização nas casas noturnas, as igrejas serão as próximas vistoria-das. Albeci Coelho conta que os responsáveis pelos templos deverão ser chamados para receber orientações sobre as normas de segurança.

O coronel explica que as regras são as mesmas das aplicadas às casas noturnas, mas com variações. “São casas de reunião de pessoas e precisam ter saídas de emergência, sinalização, extintores, mas com dimensionamento diferente das casas noturnas. A igreja por exemplo pode ter apenas 1 saída de emergência enquanto as boates devem ter 2 no mínimo”, ressalta.

A fiscalização nas igrejas será realizada de forma gradativa. (Yuri Marcel, do G1/AC)

Estabelecimentos reabertos:
Sahara
Studio Rock Bar (mudou da categoria ‘casa noturna’ para ‘bar’)
Templárius
Esquinão do Forró
Forró do Valdomiro
Forró do Amiraldo
Tentamen (mudou para a categoria ‘patrimônio histórico’)
Bar da Help

Sair da versão mobile